Quem somos?


Agrupamento de Escolas da Benedita - Alcobaça


Escola sede do Agrupamento de Escolas da Benedita

Breve descrição sobre a vila da Benedita


Localização geográfica da Benedita

Benedita é uma vila e freguesia portuguesa do concelho de Alcobaça. A localidade da Benedita foi elevada a vila a 16 de maio de 1984. A freguesia da Benedita caracteriza-se pelo elevado dinamismo industrial, beneficiando da sua proximidade ao IC2 e à A1.[2] Está localizada no centro de um triângulo que une três capitais de concelho, sendo elas Rio MaiorAlcobaça e Caldas da Rainha, e estando mais ou menos a igual distância das três (a cerca de 15 minutos de automóvel). A freguesia da Benedita é delimitada a norte pela freguesia de Turquel, a oeste pelas freguesias de Santa Catarina e Alvorninha (ambas pertencentes ao concelho das Caldas da Rainha), a leste pela freguesia de Alcobertas (pertencente ao município de Rio Maior) e a sul pela freguesia de Rio Maior.



Fonte: Wikipédia (acesso a 18.05.2020)


As nossas bibliotecas



As BIBLIOTECAS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA BENEDITA funcionam como uma estrutura de apoio ao ensino e às aprendizagens. No Agrupamento existem cinco bibliotecas, quatro das quais integradas na Rede de Bibliotecas Escolares (datando a primeira integração de 1998), sendo a coordenadora apoiada por este Programa, que emana orientações quanto à melhor forma de gerir estes espaços do ponto de vista funcional e pedagógico.


As bibliotecas do Agrupamento estão localizadas nas seguintes escolas:

· Escola Básica da Benedita (2º ciclo);

· Escola Básica nº 1 da Benedita (Pré-escolar e 1º ciclo);

· Escola Básica de Turquel (Pré-escolar e 1º ciclo);

· Escola Básica da Ribafria (Pré-escolar e 1º ciclo);

· Escola Básica do Vimeiro (Pré-escolar e 1º ciclo) – não integrada no Programa RBE.


As primeiras três bibliotecas acima listadas conseguem oferecer maiores recursos materiais e humanos à comunidade escolar, sendo as outras duas de menor dimensão e sem atendimento permanente, mas com todo o seu fundo documental catalogado, no âmbito dos procedimentos comuns adotados na Rede de Bibliotecas do concelho de Alcobaça.


A biblioteca é um espaço que envolve conhecimentos, recursos diversificados e implicados na mudança das práticas educativas. Tem como objetivo o apoio ao currículo, através do desenvolvimento das competências de leitura, competências para acesso à informação e sua utilização de forma eficaz e ética, de competências digitais, do desenvolvimento do espírito crítico e do desenvolvimento de autonomias de aprendizagem.


É um espaço privilegiado para a interdisciplinaridade, prestando apoio a atividades relacionadas com a Autonomia e Flexibilidade Curricular.


As bibliotecas escolares têm também como parceiro o PNL2027 (Plano Nacional de Leitura) e fazem parte da RBCA (Rede de Bibliotecas do Concelho de Alcobaça) desde 2014.