quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

 


Apontamentos Natalícios na nossa escola!!

               

          

                
                       

                        




Natal é nascimento e alegria! 

Tempo de partilha, de comemorar, 

de estar presente e também de criatividade e fantasia!!!


Boas Festas a todos! 

                                                      Biblioteca escolar






 

quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

Dia internacional dos Direitos Humanos

         O Dia dos Direitos Humanos é celebrado, anualmente, no dia 10 de dezembro, em virtude da adoção pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), em 1948.  

          Os direitos humanos provêm da Declaração Universal dos Direitos Humanos que é uma carta de 30 princípios onde se estabelecem e defendem quais os direitos e liberdades do indivíduo que são independentes de raça, sexo, nacionalidade, etnia, religião ou qualquer outra condição.

         Estes direitos, como o direito à vida, à liberdade, e à segurança, são fundamentais para o bem-estar e desenvolvimento seres humanos.

Para saberes mais sobre esta importante data e até participares, consulta o sitio.

https://www.amnistia.pt/declaracao-universal-dos-direitos-humanos/#gref




 









quinta-feira, 5 de dezembro de 2024

5 de dezembro - Dia internacional do voluntariado

 Dia Internacional do Voluntariado é celebrado todos os anos no dia 5 de dezembro e tem como objetivo incentivar e valorizar o serviço voluntário em todo mundo.

 A data foi proclamada em dezembro de 1985 pelas Nações Unidas. Todos os anos é esclhido um tema, e o deste ano é: Voluntário para um futuro inclusivo.

 O voluntariado é um ato de cidadania, sendo cada vez mais uma componente importante no percurso de vida das pessoas, contribuindo para reduzir as disparidades sociais e para promover a necessidade e o dever de ajudar o próximo. Para o voluntário é também um ato recompensador, ajudando a alcançar o sentimento de autorrealização.

 Neste dia realizam-se atividades como a recolha de alimentos em hipermercados, com cerca de 40 mil voluntários espalhados pelo país.

Razões para praticar voluntariado     

       Ajudar o próximo;  Bem-estar;  Conhecer novas pessoas;  Convívio;  Ganhar experiência;  Conhecer novas realidades;  Vencer obstáculos.

 

    "O voluntariado é essencial para garantir que os esforços globais de desenvolvimento sustentável sejam propriedade de todas as pessoas, implementados por todos e para todas as pessoas."

                                                                          Mensagem do Secretário Geral da ONU

                                                                                                     Eng. António Guterres



 

segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

Exposição dos Jogos Olímpicos

 Está a decorrer, na biblioteca da escola sede, a Exposição "Jogos Olímpicos", por empréstimo do Centro de Estudos Superiores da Universidade de Coimbra em Alcobaça (CESUCA), a qual promove atividades abrangendo as diversas áreas culturais e instituições locais.

Esta realça três aspetos dos Jogos: 

                       A sua história ao longo dos tempos, 

                                 Os jogos olímpicos na Literatura, 

                                                A participação portuguesa nos respetivos jogos.




 

Visita a nossa biblioteca, aprende mais!!!



1 de dezembro de 1640



         Dia da Restauração da Independência de Portugal

A dinastia espanhola dos Filipes governou Portugal entre 1580 e 1640, altura em que o futuro D. João IV liderou uma revolta que afastou os castelhanos do trono.

Foram 120 os conspiradores que, na manhã de 1 de Dezembro de 1640, invadiram o Paço da Ribeira, em Lisboa, para derrubar a dinastia espanhola que governava o país desde 1580. Miguel de Vasconcelos, que representava os interesses castelhanos, foi morto a tiro e atirado pela janela.

Foi do balcão do Paço que foi proclamada a coroação do Duque de Bragança, futuro D. João IV, e foi também dali que foi ordenado o cerco à guarnição militar do Castelo de S. Jorge e a apreensão dos navios espanhóis que se encontravam no porto.

Até ao final de 1640 todas as praças, castelos e vilas com alguma importância tinham declarado a sua fidelidade aos revoltosos. A restauração da independência só  seria reconhecida pelos espanhóis 27 anos depois, com a assinatura do Tratado de Lisboa.


 https://ensina.rtp.pt/artigo/a-restauracao-de-1640/