quinta-feira, 2 de abril de 2009

Dia Internacional do Livro Infantil



Hans Christian Andersen nasceu em Odense, 2 de Abril de 1805. Foi um poeta e escritor dinamarquês de histórias infantis. Entre os contos de Andersen, destacam-se: o Patinho Feio, A Caixinha de Surpresas, Os Sapatinhos Vermelhos, O Pequeno Cláudio e o Grande Cláudio, O Soldadinho de Chumbo, A Pequena Sereia, A Roupa Nova do Rei e A Princesa e a Ervilha, entre outros.

Graças à sua contribuição para a literatura infanto-juvenil, a data do seu nascimento, 2 de Abril, é hoje o Dia Internacional do Livro Infantil. Anualmente, a International Board on Books for Young People (IBBY) oferece a Medalha Hans Christian Andersen para os maiores nomes da literatura infanto-juvenil.

Mensagem do Dia Internacional do Livro Infantil

Eu sou o mundo, e o mundo sou eu,
porque através do meu livro
posso ser quem quiser.
Palavras e imagens, versos e prosa,
levam-me a lugares vizinhos e distantes.
Na terra dos Sultões e do ouro,
mil histórias se revelam,
tapetes voadores, lâmpadas mágicas,
Génios, Ghouls e Simbad,
contam os seus segredos a Sherazade.

A cada palavra em cada página,
viajo no tempo e no espaço.
E nas asas da fantasia
o meu espírito atravessa terra e mar.

Quanto mais leio, mais compreendo
que, com o meu livro,
estarei sempre
na melhor das companhias

Autor da mensagem: IBBY

Sem comentários:

Enviar um comentário