quinta-feira, 15 de abril de 2010

Dia Mundial da Voz 2010 - 16 de Abril

 Como manter a voz saudável?
   As alterações da voz manifestam-se habitualmente por rouquidão, alterações no timbre, instabilidade nas características vocais e por fadiga vocal.

Estas alterações têm causas diversas podendo ser o resultado de esforços ou de abuso vocal, assim como de infecções, traumatismos ou tumores.

Beba água
Para ter uma "voz saudável" beba água (seis a oito copos diários), única forma de manter hidratadas as cordas vocais.
Mesmo quando emitimos apenas um som as cordas vocais vibram intensamente; a hidratação melhora a produção de muco contribuindo para a sua "lubrificação".
Deve-se reduzir e em alguns casos evitar a ingestão de bebidas que podem provocar desidratação das cordas vocais (ex.: álcool, café e bebidas com cafeína, chá preto e bebidas gaseificadas).

Ao praticar desporto ou exercício físico deve-se beber uma maior quantidade de água.

Não fume
Não fume. É do conhecimento geral que o tabaco pode provocar cancro do pulmão e cancro da laringe. Tanto nos fumadores como nos "fumadores passivos" as cordas vocais sofrem uma "agressão" que se traduz por alterações persistentes na qualidade da voz.

Não esforce nem abuse da voz
Não se deve falar muito alto em locais ruidosos pois o ruído obriga a aumentar a intensidade da voz comprometendo a sua qualidade.

A sensação de "garganta seca", cansaço vocal ou o aparecimento de rouquidão obriga a poupar a voz e a não falar.
Ao lidar com crianças, não se deve esforçar demasiado a voz.
Quando se tem que usar a voz com grande intensidade, como sucede ao falar no exterior, é preferível utilizar um sistema de amplificação.
Devemos procurar falar no nosso tom. Se esforçarmos a voz falando em tons mais graves ou mais agudos do que o normal, podemos provocar "traumatismos" nas cordas vocais, que vão provocar rouquidão (disfonia).
(...)
A voz é a mais importante forma de comunicação com grande impacto nas relações sociais e na vida profissional. Só o seu uso correcto vai permitir ter uma "voz saudável" durante toda a vida. Assim "oiça a sua voz" ou melhor, "oiça o que a sua voz lhe quer dizer".

 Retirado do site:

http://www.diamundialdavoz.com/site_dmv/  onde pode saber mais...

Sem comentários:

Enviar um comentário