terça-feira, 8 de março de 2016



   DiA
    Internacional    DA MULHER
                                              
                                     8 de março

                     O Dia Internacional da Mulher e a data de 8 de março são associados a dois fatos históricos . O primeiro está associado a uma  manifestação das operárias do setor têxtil nova-iorquino ocorrida em 8 de março de 1857,  quando as  trabalhadoras ocuparam uma fábrica, em protesto contra as más condições de trabalho. A manifestação teria sido reprimida com  violência, ficando as operárias trancadas dentro do prédio, o qual foi depois incendiado, provocando a morte de cerca de  130 mulheres. O outro acontecimento foi o incêndio de uma fábrica, ocorrido na mesma data e na mesma cidade. No entanto, parece não existir consenso historiográfico quanto a esses dois fatos, nem sequer sobre as datas, o que tem  gerado  mitos sobre esses acontecimentos. 
Nos países ocidentais, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado no início do século, até a década de 1920. Depois, a data foi esquecida por longo tempo e somente recuperada pelo movimento feminina já na década de 60.
 Na atualidade, a celebração do Dia Internacional da Mulher perdeu parcialmente o seu sentido original, adquirindo um caráter mais festivo e comercial. 
1975, foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e, em dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas,

Feliz dia da MULHER



Sem comentários:

Enviar um comentário