segunda-feira, 18 de abril de 2016

Dia internacional do livro




DIA INTERNACIONAL  DO LIVRO 

 e dos direitos
 de autor

23 de abril






No próximo dia 23 de abril vai comemorar-se mais um dia internacional do livro e dos direitos de autor.
Esta data tem como objetivo reconhecer a importância e a utilidade dos livros, assim como incentivar hábitos de leitura na população.
Os livros são um importante meio de transmissão de cultura e informação, e elemento fundamental no processo educativo.
No Dia Mundial do Livro é habitual decorrem várias ações de promoção dos livros , organizados por livrarias, associações culturais, escolas, universidades e outras entidades.
  Dia Internacional do Livro teve a sua origem numa região espanhola chamada  Catalunha.Esta  data começou a ser celebrada em 05 de Abril de 1926 em homenagem ao nascimento do escritor espanhol Miguel Cervantes.
No ano de 1930, esta data comemorativa, foi alterada para 23 de abril, que foi o dia em que faleceu  o já referido escritor, Cervantes.
Foi mais tarde, em 1995, que a UNESCO instituiu o dia 23 de abril como o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, uma vez que  foi também a 23 de abril de 1899 que  nasceu e morreu o famoso escritor e dramaturgo inglês William Shakespeare.

A data serve ainda para chamar a atenção para a importância do livro como bem cultural, essencial para o desenvolvimento da literacia e desenvolvimento económico.








Sem comentários:

Enviar um comentário