terça-feira, 7 de dezembro de 2021

 


- O QUE É UMA PANDEMIA -




     Desde o final de 2019, a palavra “pandemia”  tornou-se mis comum no nosso dia a dia. Mas sabe o que ela significa? E qual a diferença de outras expressões que também indicam a proliferação de doenças, como surto, epidemia e endemia?

    Uma enfermidade  torna-se uma pandemia quando atinge níveis mundiais, ou seja, quando determinado agente se dissemina em diversos países ou continentes,  afetando um grande número de pessoas. 

   Quem define quando uma doença se torna esse tipo de ameaça global é a Organização Mundial da Saúde (OMS). 

    Uma pandemia pode começar como um surto ou epidemia; ou seja, surtos, pandemias e epidemias têm a mesma origem - o que muda é a escala da disseminação da doença.

- Um surto ocorre quando há aumento localizado do número de casos de uma doença. 

.- Uma epidemia, dá-se quando ocorre um aumento no número de casos de uma doença em diversas regiões, estados ou cidades, porém sem atingir níveis globais.  

-  Uma endemia ocorre quando a doença é recorrente na região, mas não há um aumento significativo no número de casos e a população convive com ela. 

Os primeiros relatos de casos de Covid 19 surgiram no fim de 2019 na cidade de Wuhan, na China. Em março de 2020, o vírus já se tinha disseminado globalmente, levando a OMS a declarar a pandemia.

Existem formas de combater as doenças infeciosas (enquanto a vacina ainda não está disponível), desde que se conheça o agente e como ele é transmitido. O Covid 19  propaga-se  por gotículas espalhadas por pessoas doentes; por isso, recomenda-se o uso de máscara, distanciamento social e higienização constante das mãos.




Sem comentários:

Enviar um comentário