segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

 


DIA MUNDIAL da LINGUA MATERNA



   Em 1999 o dia 21 de fevereiro foi declarado o Dia Internacional da Língua Materna pela UNESCO. Tem sido celebrado em todo o mundo desde  fevereiro de 2000.

   Este dia visa promover, preservar e proteger todas as línguas faladas pelos povos em todo o mundo.

    A escolha do dia 21 de fevereiro para comemorar o Dia Internacional da Língua Materestá relacionado com a tragédia que ocorreu em fevereiro de 1952, na cidade de Daca, no Bangladesh. Neste dia vários estudantes foram mortos pela polícia enquanto protestavam pelo reconhecimento da sua língua - o bengalês - como um dos dois idiomas oficiais de então no Paquistão.

    Existem mais de 7000 línguas diferentes em todo o mundo . 

   Portugal tem duas línguas oficiais: o português e o mirandês. 

   O dialeto mirandês sobreviveu centenas de anos no isolamento, alcançando em 1999 o estatuto de segunda língua oficial em Portugal, reconhecida pela Assembleia da República, da Lei 7/ 99 de 29 de janeiro.

    Em 2008, foi estabelecida uma convenção ortográfica, patrocinada pela Câmara de Miranda do Douro e levada a cabo por um grupo de linguistas, com vista a  estabelecer regras claras para escrever, ler e ensinar o mirandês, bem para como estabelecer uma escrita o mais unitária possível. O ensino do mirandês, como opção, nas escolas do concelho de Miranda do Douro, é ministrado desde o ano letivo 1986/87, por autorização do Ministério da Educação. Estima-se que atualmente haja oito mil falantes de língua mirandês repartidos pelo território nacional.

O primeiro texto escrito em língua mirandesa é datado de 1884 sendo da autoria do filólogo José Leite de Vasconcelos.

                     


Sem comentários:

Enviar um comentário