segunda-feira, 13 de junho de 2022

 DIA  de SANTO ANTÓNIO

13 de junho


    O Dia de Santo António é celebrado no dia 13 de junho, data da sua morte.
        Santo António nasceu a 15 de agosto de 1195, em Lisboa, e faleceu a 13 de junho de 1231, em Pádua. Foi assim escolhido o dia 13 para a sua celebração
      Em Portugal é apelidado de Santo António de Lisboa mas em Itália é conhecido por Santo António de Pádua 
     Sendo um dos santos mais populares da Igreja Católica, é normal que existam disputas, mas apesar dos dois nomes diferentes estamos a falar do mesmo santo. Santo António nasceu e viveu em Lisboa e viveu e morreu em Pádua. Em Itália, todos o querem seu, em Portugal não há dúvidas quanto ao nome Santo António de Lisboa. Para acabar com as discussões, o melhor é citar o que disse o Papa Leão XIII (1878 – 1903): “É o santo de todo o mundo”

  A sua popularidade é tão grande na terra onde nasceu que muitas pessoas pensam que ele seja o padroeiro da cidade. Mas, na verdade, o padroeiro de Lisboa é São Vicente. É tambem  conhecido como o "santo casamenteiro", a quem os jovens costumam pedir ajuda para arranjar namorada(o) e/ou para casar. E tambem como o santo dos pobres e o santo das coisas e das causas perdidas. Sempre que se perde algo, pode-se rezar a Santo António, para este ajudar a encontrar a coisa perdida.

  Santo António nasceu a 15 de agosto de 1195, em Lisboa, e faleceu a 13 de junho de 1231, em Pádua. Foi assim escolhido o dia 13 para a sua celebração

Neste dia é feriado municipal em Lisboa. As festividades da cidade são marcadas pelas marchas populares e pelos casamentos de Santo António (no dia 12 de junho), com a celebração de vários casamentos em conjunto e com os arraiais nos bairros da cidade.

Os lisboetas têm por hábito festejar o Santo António nas ruas da cidade, enfeitando as casas e os bairros históricos com cores coloridas e colocando manjericos nas janelas. A tradição manda que no dia de Santo António os foliões comam sardinhas assadas, caldo verde, pimento assado e broa.

.                        

Sem comentários:

Enviar um comentário