quinta-feira, 17 de novembro de 2022


Centenário do nascimento

 de

José Saramago

 16 de novembro 

 
Ontem, 16 de novembro comemorou-se o centenário do nascimento do escritor português José Saramago
As comemorações tiveram lugar em Portugal e noutros pontos do mundo entre 16 de novembro de 2021 e 16 de novembro de 2022.

José de Sousa Saramago nasceu em Azinhaga no dia 16 de  novenvro de 1922, e faleceu em Espanha, onde vivia, em 18 de junho de 2010. Foi galardoado com o Nobel de Literatura em 1998. Também ganhou, em 1995, o Prémio Camões, o mais importante prémio literário da língua portuguesa e  foi considerado o responsável pelo efetivo reconhecimento internacional da prosa em língua portuguesa.

"Na escrita de Saramago coexistem uma multiplicidade de géneros - narrativa, poesia, drama, ensaio, poesia, ficção científica, historiografia, crónica, entrevista, conferência … Os protagonistas das suas obras são seres humanos comuns, sem voz no espaço público e na História que, ora levam vidas sem sentido, ora através de decisões e ações espontâneas e livres sabem romper com as circunstâncias e mudar o mundo.Os temas e contextos que apresenta correspondem a inquietações atuais: indiferença e apatia perante o sofrimento alheio, degradação ambiental, democracia ameaçada pelo poder económico, identidade e diferença, desinformação e censura, sofrimento animal, verdade histórica e inclusão, são exemplos." 

Na nossa escola, esta data foi tambem assinalada por uma atividade de articulação entre as disciplinas de HGP, LP e EVT... a professora Elizabete Vicente deslocou-se a algumas turmas do 5º ano para fazer uma leitura animada da obra de Saramago intitulada  " O SIlêncio da Água" 

Deixamos aqui alguns registos desta atividade...




Se quiseres assistir a esta interessante leitura copia o linK que se segue:

https://photos.app.goo.gl/1QpruKY6XSSb4gwU9


Sem comentários:

Enviar um comentário