segunda-feira, 18 de dezembro de 2023



Dia Internacional dos Migrantes

18 de dezembro

Hoje, dia 18 de dezembro, celebra-se o Dia Internacional dos Migrantes.

No dia 18 de dezembro de 1990, a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou a Convenção Internacional para a Proteção dos Direitos de Todos os Trabalhadores Migrantes e dos Membros das suas Famílias.A data foi proclamada em 2000 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, sendo celebrada neste dia desde então.

É considerado migrante, a pessoa que é forçada a deixar o seu país ou que o faz voluntariamente; procura uma vida melhor ou uma vida diferente e possui autorização de residência num determinado país.

A imigração clandestina é o processo em que pessoas de um determinado país entram em outro de forma voluntária e sem se apresentarem aos órgãos estatais responsáveis pela migração.  As leis de migração são violadas e os estrangeiros que as cometem são considerados clandestinos, justamente por não constarem enquanto estrangeiros no país em que entraram. A imigração clandestina acontece por todas as formas de entrada num país, seja pelas fronteiras áreas, por água ou terrestres.

Ao longo da história, a migração tem sido uma manifestação corajosa da vontade da pessoa em superar a adversidade e em alcançar uma vida melhor. Com a globalização e com as novas tecnologias de comunicação, cada vez mais pessoas desejam passar fronteiras.

Anualmente neste dia realizam-se diversas atividades, desde vigílias em memória daqueles que perderam a vida a sair do país natal, à exibição de documentários sobre a migração, por exemplo.



Sem comentários:

Enviar um comentário