sexta-feira, 4 de outubro de 2024

4 de outubro

 

Efemérides do quarto dia de outubro 

 Dia de S. Francisco de Assis

                      Dia mundial do animal 

 Dia do médico Veterinário 

                      Início da semana mundial do Espaço

            Destacando-se Francisco de Assis

O Dia de São Francisco de Assis é festejado a 4 de outubro. Francisco Bernardone, terá nascido por volta do ano 1182 na Úmbria perto de Assis, no seio de familias abastadas da época, tendo sido cavaleiro e vivido em ambientes de vida fácil. Daí ter sido prisioneiro, após a sua libertação, converteu-se, renunciando à sua herança. Mais tarde, como pedreiro e respondendo a um chamamento divino reconstruiu muitas igrejas, tornou-se santo missionário e defensor dos mais desprotegidos. 
Foi fundador da Ordem dos Franciscanos, tendo colaborado também na criação da Ordem das Clarissas, considerado protetor dos animais, padroeiro da ecologia e dos médicos veterinários. Criador do primeiro presépio com pessoas e animais ao vivo, por volta do ano 1223 em Greccio. Foi pregador, conhecem-se alguns cânticos, cujo conteúdo se revelam intemporais como é o exemplo deste poema aqui citado, ou mesmo o cântico do "Irmão sol…"

Oração pela Paz

Senhor, fazei de mim um instrumento da vossa paz.

Onde há ódio, que eu leve o amor.

Onde há ofensa, que eu leve o perdão.

Onde há discórdia, que eu leve a união.

Onde há dúvida, que eu leve a fé.

Onde há erro, que eu leve a verdade.

Onde há desespero, que eu leve a esperança.

Onde há tristeza, que eu leve a alegria.

Onde há trevas, que eu leve a luz.

Ó Mestre,

Fazei que eu procure mais

consolar que ser consolado;

compreender que ser compreendido;

amar que ser amado.

Pois é dando que se recebe,

é perdoando que se é perdoado,

é morrendo que se vive para a vida eterna.

(S. Francisco de Assis, irmão universal)

 

                     

                     

Sem comentários:

Enviar um comentário