sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Dia da Música na EB2 - "Quem canta seu mal espanta"

No dia 1 de Outubro, no âmbito da comemoração do Dia da Música, misturou-se melodia e literatura na Biblioteca da Escola, da EB2.
Dos sons da natureza e testemunho da tradição oral, os alunos do 5ºF ficaram a conhecer o pequeno conto “A voz do burro” que, com o seu “longo e potente zurro”, repôs a verdade dos factos. Aproveitou-se este momento para fazer uma breve alusão ao conto dos Irmãos Grimm, os Músicos de Bremen, obra trabalhada em Língua Portuguesa.
O famoso encantador de ratos de Hamelin de “A Flauta Mágica” ou o “Flautista de Hamelin” também surgiu neste dia.
Contámos o triste mito de Orfeu, exímio músico e poeta, que, receoso de perder novamente e para sempre sua amada, deixou-se cair em tentação e deu a mirada proibida, fatal para o seu amor.
Como não podia deixar de ser demos também uma espreitadela pelo lote de compositores famosos, expostos na BE, desde o barroco Bach ao clássico Mozart, a Verdi e a Chopin.
Finalmente e após algumas peripécias com uma viola que ficou sem uma corda, os alunos do 5ºF e os do 6º G apreciaram a sonoridade do piano, pela mão do professor Rui e todos nos deliciamos a ouvir e a cantar "Intervalo" dos "Perfume" e uma suave música de Beethoven!

Sem comentários:

Enviar um comentário