quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Livro meu muito amado - Cantilenas do Contar


Folheando um livro antigo, deparei-me com umas quadras que habitualmente se escreviam nos livros, para identificar o seu "dono" :


Livro meu muito amado
Tesouro do meu saber,
Folgarei de te encontrar
No dia em que te perder;

Cavalheiro que te achar
Se tiver uso de honrado
Se não souber o meu nome
Ei-lo abaixo assinado.

Algumas cantilenas que se costumam utilizar ao terminar um conto, ou uma história:

Bendito e louvado
Está meu conto acabado,
Bonito ou feio,
Já está contado.

Bem ou mal contado
Este conto está acabado!

Perlimpimpim, perlimpimpim, a história chegou ao fim!

Vitória, vitória, acabou-se a história!

Era uma vez um rei e uma rainha
Acabou-se a história que era pequenina!

Conto Contado, livro fechado!
........................................
Esta história está contada
mas há outras para contar.
Dai-me uma pouca de água
para língua não secar.
........................................
Mais uma história contada.
E agora, meus amigos,
Façam-me cá um favor:
passem-me a saca dos figos.
.........................................
E assim contou esta história
quem tem outras para contar
Mas a língua já está seca
e são horas de abalar.
............................................
E assim acabou esta história.
Como haveis de ma pagar?
Dai cá um cibinho de carne
e um pãozinho p`ró jantar.

.........................................

Gostaríamos de saber muitas mais! Partilhem!

Sem comentários:

Enviar um comentário