domingo, 2 de novembro de 2008

EB1/JI de Candeeiros-Portal de histórias




Fomos à EB1 e ao JI de Candeeiros, com a Joaneca. A educadora Lurdes foi ao Jardim e professora Natália foi à EB1. Depois das histórias contadas e ouvidas, aqui fica uma história que faz parte do livro "Editado" pela turma do 3º e 4º ano do ano lectivo,2007/2008 (Portal de Histórias) ! Magnífico! Parabéns ...

"A rainha e a fortuna escondida"
No tempo em que as bruxas voavam pelo céu montadas em vassouras, havia uma rainha chamada Isabel que morava num castelo. O seu castelo ficava situado no centro de uma floresta assombrada. Era velho, escuro, húmido e assustador. Certo dia, sentiu-se melancólica e resolveu ir passear para a floresta. No caminho encontrou uma árvore mágica que se meteu com ela:

- O que se passa rainha?
_Sinto-me sozinha! Não tenho ninguém para conversar. Gostava de morar noutro lugar!

_ Na biblioteca do teu castelo, atrás do segundo armário, há uma porta secreta que dá acesso a um labirinto subterrâneo. No cento desse labirinto há uma luz vermelha que te indica o local onde está uma grande fortuna.

-Talvez possa ir viver para outro sítio! Obrigada árvore mágica, se eu tiver sorte, volto para te visitar. Adeus!

Depressa chegou a casa e foi para a biblioteca. Desviou o segundo armário e encontrou uma porta sem maçaneta.
Assim que a empurrou, caiu num escorrega em forma de caracol que a levou até ao labirinto. Levantou-se e tentou descobrir o caminho para o centro do labirinto.
Mas havia um terrível feiticeiro que a impedia de passar. Num dos caminhos, encontrou um soldado esfarrapado que há muito tempo por lá andava perdido. Deu um frasco de nevoeiro à Rainha para passar pelo feiticeiro sem que ele a visse.
Dessa forma, a rainha Isabel conseguiu alcançar a luz vermelha do centro do labirinto. Ao chegar perto dela, ouviu uma voz:
-Para o tesouro encontrar, o enigma terás de decifrar:
“Eram três ilhas e nas três haviam três palmeiras. Nas três palmeiras haviam três cocos. Quantos cocos tinha cada palmeira?”—perguntou o feiticeiro.

_Nenhum, porque as palmeiras não dão cocos. São os coqueiros.—respondeu-lhe a Rainha.

_Muito bem! O tesouro é teu.
Dizendo isto, o chão cobriu-se de ouro e num passo de magia, a rainha apareceu na Biblioteca coberta de moedas.
Como não tinha mais nada para proteger, o feiticeiro deixou de ser mau e ajudou a Rainha a encontrar o lugar ideal para viver.

In , Usando o portal de Histórias…, alunos do 3º e 4º ano da EB1/JI de Candeeiros –Ano lectivo 2007/2008

Sem comentários:

Enviar um comentário