segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Bulling



            






BULLYINGde certeza já ouviste falar.
Mas sabes o que é?


                    Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas.
O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato. 
Outra forma de Bullying é o Cyberbulling. Sabes o que é?
 É o bullying que ocorre em meios eletrônicos, com  mensagens difamatórias ou ameaçadoras circulando por e-mails, sites, blogs (os diários virtuais), redes sociais e telemóveis. É quase uma extensão do que os alunos dizem e fazem na escola, mas com o agravante de que as pessoas envolvidas não estão cara a cara.
Sempre que penses estar a ser vitima de qualquer tipo de bullying o primeiro a fazer é falares com um adulto, podem ser os teus pais, o director de turma , o professor de quem gostas mais  ou outro adulto com quem te sintas à vontade. Não fiques calado !
Atos de bullying podem ter causas relacionadas a ambientes familiares agressivos. Justamente por isso, precisamos construir na escola um ambiente sócio-moral baseado no respeito e num relacionamento saúdavel.

 Punir e castigar não é o melhor caminho para resolver problemas de bullying entre alunos.Ouvir o agressor e aproximar-se do aluno que ameaça os colegas pode ser um caminho para ele mudar de atitude. Muitas vezes o agressor é ele próprio vitima de bullying , é preciso falar com ele e incentivá-lo a mudar de atitude e a reconhecer os seus próprios sentimentos, que o levam a tomar certas atitudes. As famílias deve ser sempre também incluída neste processo. 

Sem comentários:

Enviar um comentário