quarta-feira, 6 de maio de 2020


DIA DO TRABALHADOR
1º de maio de 1886


      No dia 1 de maio, comemora-se, em todo o mundo, o Dia do Trabalhador.
As origens do Dia do Trabalhador não são muito recentes. A história deste dia começa no séc. XIX.
     Nessa época, abusava-se muito dos trabalhadores, porque chegavam a trabalhar entre 12 e 18 horas por dia, o que era muito cansativo e até prejudicial à saúde!
     Já há algum tempo que os reformadores sociais (aqueles que propunham reformas, ou seja, mudanças na sociedade) defendiam que o ideal era dividir o dia em três períodos: 8 horas para trabalhar, 8 horas para dormir e 8 horas para o resto, o que incluía a diversão.
     Foi com o objetivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diárias que, no dia 1 de maio de 1886, data de origem deste dia, realizou-se uma manifestação de 500 mil trabalhadores nas ruas de Chicago nos Estados Unidos.
    Nesse dia teve início uma greve geral nos EUA. A manifestação devia ter sido pacífica, mas as forças policiais tentaram pará-la, o que resultou em feridos e mortos.
      Este acontecimento ficou conhecido como "os Mártires de Chicago", por causa das pessoas que foram feridas e mortas só por estarem a lutar pelos seus direitos.


   Em Portugal, os trabalhadores assinalaram o 1.º de maio logo em 1890, o primeiro ano da sua realização internacional. 
Só a partir de maio de 1974 (o ano da revolução do 25 de abril) é que se voltou a comemorar livremente o primeiro de maio e este passou a ser feriado.

Sem comentários:

Enviar um comentário