quinta-feira, 24 de junho de 2021

 

Dia de S. João

24 de junho



Hoje, dia 24 de junho celebra-se o Dia de S João.

Há vários santos conhecidos como São João e a identidade do santo celebrado no Porto não é consensual, nem entre historiadores.  Há quem defenda que o São João celebrado no Porto recorda um eremita que viveu no século IX na região de Tuy, em frente a Valença. Mas o mais popular, e aquele que se celebra um pouco por todo o lado na noite de 23 para 24 de junho, chama-se São João Baptista e nasceu perto de Jerusalém. São João terá nascido na mesma altura de Jesus, era seu primo  e reconhecido por ele como o maior dos profetas terrenos.  Morreu com cerca de 30 anos, decapitado a mando de Herodes Antipas.

A festa do São João começou inicialmente por ser pagã. 24 de junho coincide com o solstício de verão (o dia com o maior número de horas de luz solar do ano). Era altura de celebrar a natureza, as colheitas e mostrar adoração ao deus do Sol. Posteriormente, a Igreja Católica cristianizou a festa, que alguns registos mostram já existir no Porto desde o século XIV. 

Mas será que o São João só se celebra no Porto? É frequente os noticiários mostrarem a Invicta nas suas reportagens sobre a grande noite de São João. Isso deve-se apenas à magnitude que as festas sanjoaninas atingem nessa cidade, porque o São João também é celebrado  em outras cidades portuguesas. O São João é um santo muito internacional e as festas não ficam só por território luso. Há celebrações um pouco por toda a Europa e até no Canadá.


De onde vem a tradição dos martelinhos de São João?  Os martelinhos de plástico foram inventados em 1963 por Manuel Boaventura, industrial do Porto. A ideia era criar mais um brinquedo para o negócio mas, nesse ano, Manuel decidiu oferecer vários martelos azuis e brancos aos estudantes durante a semana da Queima das Fitas, em Maio. A moda pegou e, passado um mês, os martelinhos já andavam nas ruas na noite de São João. Até hoje.

Sem comentários:

Enviar um comentário