Dia mundial dos Oceanos
8 de junho
A celebração do dia Mundial dos oceanos teve origem na Conferência da ONU sobre Ambiente e Desenvolvimento, que se realizou na cidade brasileira do Rio de Janeiro em 1992.
Em 2008, as Nações Unidas decidiram que o dia 8 de junho passaria a ser designado como o Dia Mundial dos Oceanos, tornando-se esta uma data oficial.
Hoje em dia, dezenas de países, incluindo Portugal celebram a data, mostrando a importância dos oceanos no clima e como elemento essencial da biosfera.
A necessidade de celebrar este dia prende-se com a urgência de sensibilizar a população mundial para os benefícios dos oceanos para a humanidade e também com o facto de existir um dever individual e coletivo de utilizar os seus recursos de forma sustentável, já que as gerações futuras também vão depender dos oceanos.
Este alerta é feito cada vez mais, mas a verdade é que a poluição dos oceanos é cada vez mais uma realidade...
Aquários, centros científicos e instituições de investigação, ONG, comunidades e governos de todo o mundo mobilizam milhões de pessoas em torno de eventos que visam comemorar este dia.
Cada ano este dia tem sido comemorado segundo um tema diferente:
"Os oceanos: vida e subsistência" é o tema deste ano, escolhido com o propósito de alertar a humanidade para o apoio que os oceanos oferecem à vida, nomeadamente no que diz respeito ao sustento que estes fornecem. Além disso, esta data pretende ainda reforçar a ideia de se construir uma ligação estreita, inclusiva, inovadora e informada com os oceanos.
Temas recentes do Dia dos Oceanos :
2021: "Os oceanos: vida e subsistência".
2020: "Inovação para um oceano sustentável".
2019: "Juntos, podemos proteger e renovar o nosso oceano".
2018: "Oceanos - Sensibilizar para agir, Proteger para valorizar".
2017: "Nossos oceanos, nosso futuro".
Sem comentários:
Enviar um comentário