terça-feira, 9 de novembro de 2021

 

Queda do muro de Berlim 

9 de novembro de 1989


     A queda do Muro de Berlim foi um dos acontecimentos mais marcantes do final do século XX e aconteceu na noite de 9 para 10 de novembro de 1989, depois de 28 anos de existência.

    Esta data é a mais relevante da história recente alemã. As lembranças vão da alegria ao horror, passando pelo fim da monarquia, pela perseguição aos judeus e pela queda do Muro de Berlim. A queda deste muro foi um dos capítulos que marcou a decadência do bloco socialista que existia no leste europeu e deu início a um processo político que culminou na reunificação da Alemanha em 1990. Até aí o país estava dividido na Alemanha oriental e na Alemanha Ocidental.

 A capital, Berlim, também foi dividida. O muro impedia que cidadãos fossem para o lado Ocidental, fugindo de um estado fechado, repressor e vigilante.

Estima-se que, nos 28 anos em que esteve de pé, cerca de 100 mil pessoas tentaram atravessar o Muro de Berlim , das quais cerca de 5000 conseguiram e cerca de 200 morreram.     

A estrutura  que dividia o país física e ideologicamente desde 1961, foi destruída durante uma manifestação popular que marcou o início do processo de reunificação alemã e da derrocada do comunismo na Europa oriental.



Sem comentários:

Enviar um comentário