terça-feira, 26 de abril de 2022


 25 de abril de 1974


    Ás primeiras horas da manhã do dia 25 de abril de 1974, militares de vários ramos, ocuparam pontos estratégicos na capital portuguesa, com o objetivo de derrubar o regime do Estado Novo, tambem implantado por militares em 1926.
     Os sinais de código para dar o arranque das operações – canções de Paulo de Carvalho e Zeca Afonso – foram transmitidos através da rádio nas horas anteriores.

     No dia 25 de abril de 1974, a sociedade portuguesa disse adeus a uma ditadura de 48 anos, sob o comando de Antônio de Oliveira Salazar. O golpe, desencadeado por militares, o apoio popular foi tamanho que os comandantes da operação não puderam conter a euforia que invadiu as ruas de Lisboa. As pessoas tomavam as praças, vaiavam as reduzidas forças militares governistas, ofereciam apoio e alimentos aos revoltosos, e festejavam a perspectiva de liberdade, empunhando cravos ao invés de armas.

    A manifestação ficou assim conhecida como a “Revolução dos Cravos”. Sua mais célebre imagem retrata uma criança colocando uma dessas flores, muito comuns na primavera portuguesa, no cano de um fuzil.   
  Ontem, nas comemorações desta data, depois da formalidade solene da cerimónia na Assenbleia da Republica durante a manhã, o 25 de Abril voltou ao lugar onde nasceu,à rua. Foram milhares os portugueses que desceram a Avenida da Liberdade, em Lisboa, e desaguaram no Rossio onde se realizou uma sessão de canto livre, várias  proclamações e agradecimentos.


        


Sem comentários:

Enviar um comentário