quarta-feira, 20 de abril de 2022

 


        Comemorações do 25 de abril  na nossa escola

Atividade de articulação entre a

  BIBLIOTECA ESCOLAR e a disciplina de H.G.P.


      Na primeira semana de aulas após  a Páscoa ,(de19 a 22 de abril)  a Biblioteca, em colaboração com a disciplina de História  e Geografia de Portugal, iestá a  desecadear uma atividade comemorativa do  25 de Abril.

Durante esta semana, os alunos do sexto ano, terão a possibilidade de assistir ao filme  da realizadora Maria de Medeiros "Capitães de Abril"

SINOPSE: Na noite de 24 para 25 de Abril de 1974, a rádio emite uma canção proibida: "Grândola, Vila Morena". Poderia apenas ter sido a insubmissão de um jornalista rebelde mas, na realidade, é um dos sinais programados do golpe de estado militar que vai transformar completamente o país, sujeito à ditadura do Estado Novo durante várias décadas, e o destino das colónias portuguesas em África e em Timor-Leste.

Ao som da voz do poeta e cantor José Afonso, as tropas insurgidas tomam os quartéis. Cerca das três horas da madrugada, marcham para Lisboa.A Revolução dos Cravos distingue-se pelo carácter aventureiro, mas também pacífico e lírico do seu decorrer.

Estas 24 horas de revolução são vividas por três personagens principais: dois capitães e uma mulher.


                  

   Esta atividade será finalizada com a presença na nossa escola do  ativista Mário  Tomé no dia 26 de abril.Também conhecido como «Major Tomé», é um militar e político português. Frequentou a Academia Militar, tendo aí ingressado em 1957. Participou na Guerra Colonial Portuguesa tanto na Guiné Portuguesa, como em Moçambique no período compreendido entre 1963 e 1974. Nesta última colónia foi o mais destacado militar do Movimento dos Capitães de Abril. 

    Tambem no Centro Escolar da Benedita , os alunos do 1º ciclo lembrarão esta data tao importante da historia de Portugal. A professora Margarida Alexandre responsável pela biblioteca do Centro Escolar irá às turmas do 1º ciclo  para  ler a obra da escritora Isabel Zambujal denominada "Liberdade".


Sem comentários:

Enviar um comentário