FEIRA de MINERAIS
terça-feira, 31 de maio de 2022
segunda-feira, 30 de maio de 2022
Dia Internacional
da
ESCLEROSE MULTIPLA
30 de maio
O Dia Mundial da Esclerose Múltipla é celebrado no dia 30 de maio desde o ano de 2009
A esclerose múltipla é uma doença auto-imune, degenerativa do sistema nervoso central, que afeta jovens adultos com idades entre os 20 e os 40 anos, mas sobretudo mulheres jovens. Afeta funções como a visão, a locomoção e o equilíbrio. A esclerose múltipla pode tornar-se incapacitante anos após o diagnóstico da doença.
Estima-se que existem 2,3 milhões de pessoas com esclerose múltipla em todo o mundo, entre as quais 5 mil portugueses.
Nos estudos que fizeram sobre esta doença , os investigadores defendem que a doença é causada por uma combinação de fatores hereditários e ambientais como por exemplo:
O tabgismo, fatores ambientais como a falta de exposição ao sol e outros fatores genéticos.
Os sintomas desta doença variam muito, e dependem da localização da inflamação e da desmielinização no sistema nervoso central.
No entanto poderão ser sintomas como:
- Fadiga
- Neurite ótica (inflamação do nervo ótico-nervo da visão)
- Perda da força muscular nos braços e pernas
- Alterações da sensibilidade
- Dor
- Alterações urinárias e intestinais
- Problemas sexuais
- Equilíbrio/coordenação
- Alterações cognitivas
- Alteração de humor e depressão
A esclerose múltipla é a principal causa de incapacidade jovem, a seguir aos acidentes.
quarta-feira, 18 de maio de 2022
DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS
18 de MAIO
O Dia Internacional dos Museus é celebrado anualmente a 18 de maio. A celebração desta data é feita desde o dia 18 de maio de 1977, por proposta do ICOM – Conselho Internacional de Museus (organismo da UNESCO).
Este ano mote para uma festa que reune museus de todo o mundo é "O poder dos Museus".Este tema tem como objetivo explorar o modo como estas instituições podem usar recursos humanos e patrimoniais para produzir mudanças positivas na sociedade e nas suas comunidades,
Neste dia vários museus têm entrada gratuita, sendo possível visitar as suas exposições e obras, assim como participar nas iniciativas preparadas para comemorar o Dia Internacional dos Museus. O horário de funcionamento dos museus é alargado com o objetivo de mais pessoas poderem visitar os espaços museológicos do país.
Aproximadamente 70 museus de Portugal participam neste dia com cerca de 400 atividades muito variadas , entre espetáculos de teatro, dança, concertos, oficinas, palestras, lançamento de livros, etc.
terça-feira, 17 de maio de 2022
DIA MUNDIAL da COMUNICAÇÃO
e
TELECOMUNICAÇÃO
17 de maio
O Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação celebra-se anualmente no dia 17 de maio. Quando esta data tem lugar ao fim de semana, a comemoração é normalmente adiada ou antecipada para o dia útil mais próximo.
O dia 17 foi o escolhido para esta efeméride porque foi no dia 17 de maio de 1865 que se criou a União Telegráfica Internacional e que se assinou a primeira Convenção Telegráfica Internacional. A partir de 1932, esta entidade passou a chamar-se União Internacional das Telecomunicações – UIT.
A finalidade desta comemoração para alem de divulgar o progresso nas tecnologias de informação pretende simultaneamente chamar a atenção das pessoas para as mudanças que acontecem na sociedade, com o poder da internet e das restantes formas de telecomunicação.
Em Portugal, as comemorações do Dia Mundial das Telecomunicações têm lugar na Fundação Portuguesa das Comunicações (FPC). As comemorações abrangem debates, sessões institucionais, exposições e atividades especiais para as escolas.
segunda-feira, 16 de maio de 2022
No âmbito da disciplina de Educação Visual, os alunos da turma do articulado da musica,(6º F) desenvolveram um projeto em que ao mesmo tempo que reaproveitaram tubos de materiais utilizados na referida disciplina, cada um deles desenhou e pintou o instrumento que pratica.
Nesta turma que frequência a Academia Musical de Alcobaça (A.M.A.) os alunos tocam os mais variados instrumentos, piano , saxofone, guitarra, trompete, violino , etc, e outros praticam canto.
Deixamos aqui alguns registos destes trabalhos...


quarta-feira, 11 de maio de 2022
DIA EUROPEU DO MELANONA
11 de maio
O Dia Europeu do Melanoma celebra-se anualmente a 11 de maio..
A data surgiu em 1999, tendo Portugal aderido a esta comemoração, também conhecida como "Euromelanoma", no ano 2000. O melanoma é um dos tipos de cancro da pele muito agressivo e muito comum, pode ocorrer em qualquer superfifie da pele.
Este dia visa alertar a população para os perigos da exposição solar excessiva e os malefícios que esta pode originar na pele.
A probabilidade de desenvolver melanoma aumenta com a idade, embora a doença afete pessoas de todas as idades. Todos os anos, surgem mais de 10 mil novos casos de melanoma em Portugal.
No Dia Europeu do Melanoma várias instituições hospitalares organizam rastreios gratuitos junto da população tendo-se já analisado 450.000 pessoas neste dia.
Para identificar um melanona faça com regularidade um auto exame cutâneo para identificar possíveis problemas. Verifique o tamanho, forma, bordo, cor de um sinal e aplique a regra ABCDE:
- A: Assimetria (a forma do sinal é irregular, não redonda)
- B: Bordo (o contorno do sinal é irregular, mal delimitado)
- C: Cor (o sinal não apresenta uma cor uniforme, tem várias cores)
- D: Diâmetro (o diâmetro do sinal é superior a 5 mm)
- E: Espessamento recente
Se verificar que um sinal se altera em pouco tempo, deve recorrer a um médico dermatologista para observação.
Para evitar ou minimizar o risco de contrair este tipo de cancro podemos ter alguns cuidados como por exemplo:
- Aplicar protetor solar de índice elevado
- Evitar a exposição solar no período entre as 11 horas e as 16 horas
- Usar óculos e chapéus
- Não fazer solário
terça-feira, 10 de maio de 2022
DIA MUNDIAL DO LÚPUS
A comemoração deste dia teve inicio no ano de 2004 com o objetivo de consciencializar a população para esta doença. Portugal aderiu logo a esta celebração .
O lúpus é uma doença auto imune, onde o sistema imunológico ataca o próprio organismo. É uma doença cronica mas que não é contagiosa.
Os sintomas são imensos pelo que se afirma que o lúpus consiste mesmo num conjunto de doenças ou numa imitação doutras doenças. Pode registar-se uma inflamação nas articulações, tendões e até mesmo órgãos. As erupções cutâneas são frequentes com esta doença que pode atacar qualquer parte do corpo.
O lúpus afeta especialmente mulheres ( cerca de 90%), podendo aparecer em qualquer idade mas principalmente entre os 15 e os 44 anos.
Não se sabe ainda se esta doença é hereditária. Em Portugal verificam-se cerca de três mil casos de doentes com lúpus. No mundo são mais de 5 milhões de doentes. O tratamento desta doença é feito à base de cortisona e esta doença que pode ser mortal.
Neste dia realizam-se varias atividades como corridas, caminhadas, congressos, projetos artísticos, campanhas informativas e também de angariação de fundos para combate ao lúpus.
DIA da EUROPA
9 de maio
O “Dia da Europa”, comemorado a 9 de maio, nasceu no Conselho Europeu de , de 28 e 29 de junho de 1985, realizado em Milão, e foi celebrado pela primeira vez em 1986.
A 9 de Maio de 1950, Robert Schuman apresentou uma proposta de criação de uma Europa organizada, requisito indispensável para a manutenção de relações pacíficas que tornariam impensável uma guerra entre os países europeus . Esta proposta, conhecida como “ Declaração de Schuman”, é considerada o começo da criação do que é hoje a União Europeia.
Actualmente, o Dia 9 de Maio – Dia da Europa, tornou-se um símbolo europeu que, juntamente com a bandeira, o hino e a moeda única, o euro, identifica a identidade política da União Europeia.
O Dia da Europa constitui uma oportunidade para desenvolver actividades e festejos que aproximam a Europa dos seus cidadãos e os povos da União entre si.
Em Portugal, este ano, o dia é assinalado com um grande evento em Évora, promovido pela Comissão Europeia, em que participa a AD&C (Associação para o Desenvolvimento e Coesão) representada pelo seu Vice-presidente.
Com o Ano europeu da juventude 2022 a destacar a juventude da Europa e com a Conferência sobre o Futuro da Europa a amplificar as vozes dos cidadãos, esta é a melhor altura para nos unirmos, para debater os desafios que todos enfrentamos e para criar um futuro melhor para a Europa
Para obter mais informação sobre o Dia da Europa, poderá pesquisar através do acesso ao site seguinte:
http://europa.eu/abc/symbols/9-may/decl_pt.htm
segunda-feira, 9 de maio de 2022
Leituras no Centro Escolar
4 de Maio
A História do Coelhinho Branco
de António torrado
As educadoras, Andreia Penas e Trindade Castelhano, no passado dia 4 deste mês, fizeram para os alunos da pré, do grupo 2 da sala vermelha, uma leitura animada da Obra do escritor António Torrado, "A história do coelhinho branco"
Deixamos aqui algumas evidências desta atividade... e também o link onde poderão aceder á leitura desta obra.
quarta-feira, 4 de maio de 2022
18ª Feira do LIVRO
Externato Cooperativo da Benedita
4 a 7 de maio
Durante estes 4 dias, irão ter lugar vários acontecimentos tais como a apresentação de livros, encontros com escritores, espetáculos musicais e Palestras.
São várias as instituições que estarão presentes neste evento:
Terras Mágicas das Lendas ; Centro Social e Paroquial da Benedita; Santa Casa da Mesiricordia da Bendita e Universsidade Séniro da Benedita.
O Agrupamento de Escolas da Benedita tambem estará presente com uma exposição de trabalhdos elaborados pelos alunos de todos os níveis de ensino...
Deixamos aqui o programa desta Feira do Livro :
terça-feira, 3 de maio de 2022
Mês da prevenção
dos maus tratos na infância
Campanha do LAÇO AZUL
segunda-feira, 2 de maio de 2022
DIA 1 DE MAIO
No dia 1 de maio comemora-se o Dia do trabalhador
Esta data tem origem na primeira manifestação de 500 mil trabalhadores nas ruas de Chicago, e numa greve geral em todos os Estados Unidos, no dia 1 de maio de 1886.Os trabalhadores reevindicavam a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias.
Cinco anos depois, em 1891, o Congresso Operário Internacional convocou, em França, uma manifestação anual, em homenagem às lutas sindicais de Chicago. A primeira acabou com 10 mortos, em consequência da intervenção policial. Foram os factos históricos que transformaram o 1 de maio no Dia do Trabalhador, antes de 1886, até esta data os trabalhadores apenas trabalhavam, jamais pensaram exigir os seus direitos.
Em Portugal, o 1º de Maio começou a ser festejado a partir de maio de 1974, após a Revolução do 25 de abril. O Dia do Trabalhador é comemorado em todo o país. As manifestações, marchas, celebrações e comícios realizados nessa data tem como objetivo apresentar ao Governo, e às entidades patronais, as necessidades e os direitos dos trabalhadores.
Nos últimos dois anos, devido às restrições relativas à pandemia da covid-19, a Intersindical não desistiu de assinalar a data na Alameda, embora apenas com cerca de um milhar de manifestantes, devidamente distanciados.
Este ano voltou a fazer-se o tradicional desfile na capital, a partir da praça do Martim Moniz até à Alameda, onde ocorreu o comício sindical, assim como a manifestação do Porto, na Avenida dos Aliados.