segunda-feira, 2 de maio de 2022


 DIA 1 DE MAIO


    No dia 1 de maio comemora-se o Dia do trabalhador

    Esta data  tem origem na primeira manifestação de 500 mil trabalhadores nas ruas de Chicago, e numa greve geral em todos os Estados Unidos, no dia 1 de maio de 1886.Os trabalhadores reevindicavam a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. 

   Cinco anos depois, em 1891, o Congresso Operário Internacional convocou, em França, uma manifestação anual, em homenagem às lutas sindicais de Chicago. A primeira acabou com 10 mortos, em consequência da intervenção policial. Foram os factos históricos que transformaram o 1 de maio no Dia do Trabalhador, antes de 1886, até esta data os trabalhadores apenas trabalhavam,  jamais pensaram exigir os seus direitos.

   Em Portugal, o 1º de Maio começou a ser festejado a partir de maio de 1974, após a Revolução do 25 de abril. O Dia do Trabalhador é comemorado em todo o país. As manifestações, marchas, celebrações e comícios realizados nessa data tem como objetivo apresentar ao Governo, e às entidades patronais,  as necessidades e os direitos dos trabalhadores.

   Nos últimos dois anos, devido às restrições relativas à pandemia da covid-19, a Intersindical não desistiu de assinalar a data na Alameda, embora apenas com cerca de um milhar de manifestantes, devidamente distanciados.

Este ano voltou a fazer-se o tradicional desfile na capital, a partir da praça do Martim Moniz até à Alameda, onde ocorreu o comício sindical, assim como a manifestação do Porto, na Avenida dos Aliados.

Sem comentários:

Enviar um comentário