sexta-feira, 19 de maio de 2023


DIA da ESPIGA

18 de maio


O Dia da Espiga, dia 18 de maio, está associado a um antigo ritual pagão ligado à fertilidade, que, como muitos outros, foi adotado pela Igreja católica. 
Este é também o dia em que se comemora a Quinta-feira da Ascensão (ou subida) de Jesus Cristo ao Céu, 40 dias depois da Páscoa.

Segundo a tradição, o Dia da Espiga era considerado “o dia mais santo do ano”, em que não se devia trabalhar e em que as pessoas partiam num passeio matinal pelos campos para colherem espigas e depois fazerem um ramo que incluía também flores silvestres como papoilas ou malmequeres, raminhos de oliveira, de alecrim e de videira.

Ditam os antigos costumes que este ramo deve ser colocado atrás da porta de entrada de casa e apenas deve ser substituído no ano seguinte, por um ramo novo, como símbolo de sorte e prosperidade do lar. 

Cada uma das plantas tem um significado diferente:As espigas representam o pão, como a base do sustento da família, e a fecundidade.

- A papoila significa amor, vida.

- O malmequer simboliza a riqueza e prosperidade.

- A oliveira significa Paz e a Luz Divina. 

- O alecrim representa a saúde, força e resiliência.

- A videira simboliza o vinho e a alegria                                                                                                                                                

dia da espiga era também o "dia da hora" e considerado "o dia mais santo do ano", um dia em que não se devia trabalhar. Era chamado o dia da hora porque havia uma hora, o meio-dia, em que tudo parava, "as águas dos ribeiros não correm, o leite não coalha, o pão não leveda e as folhas se cruzam". Era nessa hora que se colhiam as plantas para fazer o ramo da espiga e também se colhiam as ervas.

                      



Sem comentários:

Enviar um comentário