terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

14 de fevereiro


                                                                                                                                                                        DIA DE SÃO VALENTIM
       14 de fevereiro

       Em  grande parte do mundo, no dia 14 de fevereiro comemora-se o dia dos namorados e fazem-se neste dia imensas  declarações de amor. O Valentine’s Day [ou Dia de São Valentim] é comemorado nos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, México, Itália, Japão e tambem em Portugal,
     Mas, porque  comemorar o dia de um santo como dia dos namorados? Existem várias versões da história mas hoje vamos contar-vos a historia do martir S. Valentim:
       Esta história remonta ao império romano e ao imperador Cláudio II que, convencido de que soldados solteiros eram mais motivados para o cumprimento do dever do que soldados casados, proibiu o casamento para militares. Apesar do decreto, um sacerdote de nome Valentim continuou celebrando casamentos até ser descoberto, capturado e interrogado pelo imperador. Cláudio II achou o sacerdote um homem sábio, e por isso em vez de condená-lo à morte,  enviou-o para uma prisão domiciliar na residência do prefeito Austério, onde todos eram pagãos. Ao chegar a residência, o sacerdote conheceu a filha dele que era cega e apaixonou-se por ela.  Rezando diariamente pela volta da visão da rapariga, fez com que toda família se convertesse ao cristianismo após ela voltar a ver.
A conversão da família fez com que a pena do sacerdote fosse alterada e assim condenado à morte. Enquanto aguardava sua execução, muitas pessoas lhe atiravam flores e bilhetes, dizendo que ainda acreditavam no amor. No dia 14 de fevereiro de 286, Valentim foi levado para a Via Flamínia, executado à paulada e depois decapitado. Antes de seguir para a execução, escreveu um bilhete para a filha do prefeito, assinando como “seu Valentim”.

    No nosso agrupamento, é já tradição o grupo dos docentes de inglês assinalar esta data com trabalhos elaborados pelos nossos alunos...








1 comentário:

  1. Exposição variada e com trabalhos bastante imaginativos, como habitualmente nos anos anteriores.

    ResponderEliminar