terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

O escritor do mês


"O ESCRITOR DO MÊS"
(fevereiro)



                             Ilse Lieblich Losa 
                                  1913-2006
     Iniciou-se este mês mais uma atividade promovida pela Biblioteca Escolar  que está a ser dinamizada pelo professor Diamantino Mendes, docente de Português e Inglês.
        Esta atividade consiste na divulgação da biografia de um escritor por cada mês . Este mês a personalidade escolhida foi Ilse Losa.
     Ilse Losa foi uma escritora nascida em Bauer (na Alemanha) a 20 de março de 1913 e que faleceu no Porto no dia 6 de janeiro de 2006. Foi uma escritora de origem judaica que se naturalizou portuguesa. 
Ameaçada pela Gestapo de ser enviada para um campo de concentração devido à sua origem judaica, abandonou o seu país natal em 1930. Deslocou-se primeiro para Inglaterra onde teve os primeiros contactos com escolas infantis e com os problemas das crianças. Chegou a Portugal em 1934, tendo-se fixado na cidade do Porto, onde casou com o arquiteto Arménio Taveira Losa.

           Em 1943, publicou o seu primeiro livro "O mundo em que vivi" e desde essa altura, dedicou a sua vida à tradução e à literatura infantojuvenil, tendo sido galardoada em 1984 com o Grande Prémio Gulbenkian para o conjunto da sua obra dirigida às crianças. (…)

    E se quiseres saber mais sobre esta autora lê o cartaz que se encontra no átrio principal da escola junto à Biblioteca...


Sem comentários:

Enviar um comentário