segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Corta mato



CORTA MATO 
23 de janeiro

No passado dia 23 de janeiro  realizou-se o  Corta-Mato CLDE Oeste no Parque Verde  da Várzea
 Torres Vedras


Grupo de alunos que representaram o  agrupamento de escolas da Benedita


Desta vez, apesar de todas as nossas equipas terem ficado na primeira metade da tabela classificativa,  o único atleta medalhado foi o aluno Eliseu Ramos, do 6º D,  que competiu  no corta-mato adaptado




Breve História das origens do Corta-mato

    O Corta mato  é um desporto de equipa em que  os atletas ( em equipas de 5 a 7 corredores) competem numa corrida em terreno aberto ou acidentado. O percurso pode incluir relva, lama, mata ou água e decorre normalmente no outono/inverno.
        
    O corta-mato é um desporto originariamente inglês, criado no início do século XIX. Inicialmente era um desporto completamente diferente do atual, conhecido por caça ao papel. Um grupo de corredores seguia um percurso escolhido aleatoriamente e deixava cair no chão marcas de papel enquanto corria. O grupo rival deveria seguir no encalço do primeiro, seguindo os rastos marcados pelos papéis.
     Com o tempo, este desporto progrediu tornando-se no que é hoje.
   Apesar da popularidade internacional do corta-mato, este foi excluído dos Jogos Olímpicos após 1924, dado ser um desporto impróprio para o verão.
 Em 1960, a Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF), que regulamenta a corrida a corta-mato, permitiu pela primeira vez a participação de mulheres nesta modalidade desportiva.

Sem comentários:

Enviar um comentário