quarta-feira, 25 de novembro de 2020

 

10 de novembro

Dia mundial da Ciência ao serviço da paz


Este dia é celebrado anualmente desde 2001 a nível mundial, com a promoção da UNESCO, sendo uma oportunidade para sublinhar o papel da ciência na edificação de um mundo melhor. Esta data é uma oportunidade para demonstrar ao público em geral a razão da ciência ser relevante para a vida diária das pessoas e para envolvê-las no debate sobre questões relacionadas com a ciência.

Neste dia são organizados vários eventos pelo mundo, como debates sobre o potencial da ciência para a sustentabilidade, e como a entrega de prémios a investigadores, professores e estudantes, pelo seu trabalho. Todos os anos é escolhido um novo tema que serve de base para a celebração.

Este ano, em um momento em que o mundo está lutando contra a pandemia global COVID-19, o foco do Dia Mundial da Ciência é "Ciência para e com a sociedade para enfrentar a pandemia global".

A resposta ao COVID-19 exige melhor uso da ciência e tecnologia

Responder à pandemia COVID-19 requer uma relação muito mais colaborativa entre cientistas e formuladores de políticas, e os frutos da pesquisa científica, incluindo vacinas potenciais, devem ser compartilhados universalmente.




Sem comentários:

Enviar um comentário