domingo, 1 de novembro de 2020

 DIA DE TODOS OS SANTOS - 1 de novembro


Dia de Todos os Santos é comemorado anualmente a 1 de novembro em honra aos santos conhecidos e desconhecidos, mártires e cristãos heroicos celebrados ao longo do ano. Neste dia é também celebrado (por antecipação) o dia dos Fiéis Defuntos, que se celebra a 2 de novembro.

Origem da Celebração do Dia de Todos os Santos

A origem desta festividade remonta ao século II, quando os cristãos começaram a honrar os que tinham sido perseguidos e martirizados por causa da sua fé.

Foi o Papa Gregório III que no século VIII dedicou uma capela em Roma a todas as pessoas que tinham vivido uma existência de acordo com o Evangelho e por isso eram consideradas santas. Ele também ordenou que a solenidade fosse celebrada a 1 de novembro.

Tradições do Dia de Todos os Santos

Este dia é dedicado a homenagear todos os que já partiram. Por norma, as famílias portuguesas enfeitam as campas dos seus familiares nos cemitérios e ao longo do dia primeiro de novembro visitam os cemitérios para deixar ramos e velas nas lápides. Antes da visita ao cemitério, realizam-se missas nas paróquias e em seguida, faz-se uma procissão até ao cemitério.

Dia do Pão por Deus

O Pão Por Deus é uma tradição bem Portuguesa, mas a sua origem, evolução e história até hoje é algo fascinante. Por vezes no entanto pensamos que poderá estar ameaçado por um Halloween que até poderá ter raízes longínquas partilhadas.

A Origem do Pão Por Deus Cristão

Com o passar dos anos foi cada vez mais promovido pela Igreja Católica o culto dos mortos, e a tradição de reservar lugar à mesa, e também de deixar comida para os mesmos.

Começou também o costume de deixar o primeiro pão de uma fornada nesta altura à porta da casa tapado por um pano. Seria para honrar os mortos, mas a intenção era também quem de mais pobre por ali passasse tomasse a parte física para si.

Assim, este pão para os fieis defuntos começou a ter a vertente de partilha com quem necessitava.

Pedidos de Pão por Deus

Para chegarem à casa com bolos, bolachas, frutas, chocolates, frutos secos ou outros, as crianças devem dizer uma espécie de oração aos moradores das casas, como os seguintes exemplos: 

“Pão por Deus,

Fiel de Deus,

Bolinho no saco,

Andai com Deus.”

 

“Ó tia, dá Pão-por-Deus?

Se o não tem Dê-lho Deus!”

 

"Bolinhos e bolinhós

Para mim e para vós

Para dar aos finados

Qu'estão mortos, enterrados

À porta daquela cruz


Truz! Truz! Truz!

A senhora que está lá dentro assentada num banquinho

Faz favor de s'alevantar

P´ra vir dar um tostãozinho."

Quando se recebe algo:

"Esta casa cheira à broa

Aqui mora gente boa.

Esta casa cheira a vinho

Aqui mora algum santinho."

Quando não se recebe nada:

"Esta casa cheira a alho

Aqui mora um espantalho

Esta casa cheira a unto

Aqui mora algum defunto."

Sem comentários:

Enviar um comentário