terça-feira, 28 de fevereiro de 2023


DIA MUNDIAL da  Anosmia

dia 27 de fevereiro

 


 A Anosmia é a doença das pessoas que não têm o sentido do olfato ou que não conseguem distinguir um grande conjunto de cheiros.  

O olfato desempenha, de forma quase inconsciente, um papel muito importante na vida das pessoas. “Há uma série de informações que nos são transmitidas pelo olfato. Estas vão desde a deteção de maus odores e de odores perigosos (que permitem identificar uma fuga de gás, fumo ou quando a comida está estragada) até aos cheiros que conferem sensações de prazer, como os aromas característicos de um passeio no campo, de uma refeição ou até mesmo os relacionados com a nossa intimidade”, Por essa razão, a perda total de olfato  afeta o dia a dia das pessoas

Em Portugal não há números específicos para a incidência de anosmia, mas esta “deverá afetar cerca de 3% dos adultos até aos 40 anos, número que aumenta significativamente com a idade: mais de 20% dos adultos com mais de 60 anos apresentam distúrbios graves do olfato, mas só o revelarão se os questionarmos diretamente”. "

 A anosmia pode ser desencadeada por lesão no nervo olfativo, obstrução das cavidades nasais ou reflexo de outras doenças. Mas também é possível que a deficiência se manifeste sem qualquer lesão aparente.

 A pessoa que tem esta doença é denominado de anosmático.

Sem comentários:

Enviar um comentário