quinta-feira, 23 de novembro de 2023

 

DIA DA FLORESTA AUTÓCTONE

23 de novembro


No dia 23 de novembro celebra-se  o Dia da Floresta Autóctone.

 A floresta autoctone, é uma floresta de árvores originárias do próprio território. Neste caso, a floresta autóctone portuguesa, é toda a floresta formada por árvores originárias do nosso país, como é o caso dos carvalhos, dos medronheiros, dos castanheiros, dos loureiros, das azinheiras, dos azereiros, dos sobreiros, etc. 

Estas árvores são de extrema importância, uma vez que servem como refúgio e local de reprodução a um grande número de animais, importantes para o equilíbrio da fauna e flora locais. São também mais resistentes a pragas, doenças e períodos de seca ou chuvas intensas, ajudando por isso a manter a fertilidade do espaço natural e o equilíbrio biológico das paisagens.

Este dia  foi criado inicialmente para os países do Norte da Europa e é um dia  alternativo ao Dia Mundial da Floresta, que se celebra a 21 de Março. 

A existência do Dia da Floresta Autóctone, tem  um papel fundamental para a proteção  e recuperação da nossa floresta.

Este dia  constituiu  uma oportunidade para que recordemos a importância das florestas e dos seus recursos .

Como a plantação de árvores na Primavera em Portugal, apresenta um baixo sucesso devido ao aumento das temperaturas e à redução das chuvas, foi estabelecido o dia 23 de novembro para promover a divulgação da importância da conservação das florestas naturais.

Este dia  é simultaneamente considerado como um dia mais adaptado às condições climáticas de Portugal e Espanha para se proceder à plantação de árvores e sementeira.

A área florestal existente em Portugal apresenta uma grande importância na conservação da Natureza e da biodiversidade, bem como, na proteção do solo e manutenção do regime hídrico, na produção de oxigénio e na fixação de gases com efeito de estufa (dióxido de carbono).

Alguns registos deste dia  na nossa escola ....






                          

Sem comentários:

Enviar um comentário