segunda-feira, 27 de novembro de 2023

 

 Fado 

Património

 Imaterial da Humanidade

DIA 27 de  novembro


Faz hoje 12 anos que o Fado se tornou Património da Humanidade.

A decisão de declarar o Fado Património Cultural Imaterial da Humanidade foi tomada no dia 27 de novembro de 2011, na reunião do VI Comité Intergovernamental da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, que teve lugar em Nusa Dua, na ilha indonésia de Bali.


Com esta decisão, o Fado passou a integrar a Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade no âmbito da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, adoptada pela Conferência Geral da Unesco, em 2003, e que Portugal ratificou no início de 2008. A iniciativa da nomeação foi lançada pela Câmara Municipal de Lisboa, em 2004 e a candidatura foi apresentada em junho de 2010, pela CML / EGEAC / Museu do Fado.

O Fado é um estilo musical português que combina a música com a poesia, e é  acompanhado por uma guitarra clássica (nos meios fadistas denominada viola) e uma guitarra portuguesa, sendo amplamente praticado em várias comunidades de Lisboa. É cantado por artistas profissionais, (fadistas)e geralmente, interpretado por um único cantor, masculino ou feminino,em concertos ou nas “casas de fado”, e por fadistas amadores em inúmeras associações comunitárias nos diferentes bairros lisboetas. A transmissão do conhecimento é realizada pelos mais velhos nos espaços tradicionais, frequentemente através de várias gerações das mesmas famílias. A disseminação do Fado, através da emigração e do circuito da “música do mundo”, reforçou a sua imagem enquanto símbolo da identidade portuguesa, dando origem a um intercâmbio intercultural com outras tradições musicais.



Sem comentários:

Enviar um comentário