Apontamentos Natalícios na nossa escola!!
Natal é nascimento e alegria!
Tempo de partilha, de comemorar,
de estar presente e também de criatividade e fantasia!!!
Boas Festas a todos!
Biblioteca escolar
O Dia dos Direitos Humanos é celebrado, anualmente, no dia 10 de dezembro, em virtude da adoção pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), em 1948.
Os direitos humanos provêm da Declaração Universal dos Direitos Humanos que é uma carta de 30 princípios onde se estabelecem e defendem quais os direitos e liberdades do indivíduo que são independentes de raça, sexo, nacionalidade, etnia, religião ou qualquer outra condição.
Estes direitos, como o direito à vida, à liberdade, e à segurança, são fundamentais para o bem-estar e desenvolvimento seres humanos.
Para saberes mais sobre esta importante data e até participares, consulta o sitio.
https://www.amnistia.pt/declaracao-universal-dos-direitos-humanos/#gref
O Dia Internacional do Voluntariado é celebrado todos os anos no dia 5 de dezembro e tem como objetivo incentivar e valorizar o serviço voluntário em todo mundo.
A data foi proclamada em dezembro de 1985 pelas Nações Unidas. Todos os anos é esclhido um tema, e o deste ano é: Voluntário para um futuro inclusivo.
O voluntariado é um ato de cidadania, sendo cada vez mais uma componente importante no percurso de vida das pessoas, contribuindo para reduzir as disparidades sociais e para promover a necessidade e o dever de ajudar o próximo. Para o voluntário é também um ato recompensador, ajudando a alcançar o sentimento de autorrealização.
Neste dia realizam-se atividades como a recolha de alimentos em hipermercados, com cerca de 40 mil voluntários espalhados pelo país.
Razões para praticar voluntariado
Ajudar o próximo; Bem-estar; Conhecer novas pessoas; Convívio; Ganhar experiência; Conhecer novas realidades; Vencer obstáculos.
"O voluntariado é essencial para garantir que os esforços globais de desenvolvimento sustentável sejam propriedade de todas as pessoas, implementados por todos e para todas as pessoas."
Mensagem do Secretário Geral da ONU
Eng. António Guterres
Está a decorrer, na biblioteca da escola sede, a Exposição "Jogos Olímpicos", por empréstimo do Centro de Estudos Superiores da Universidade de Coimbra em Alcobaça (CESUCA), a qual promove atividades abrangendo as diversas áreas culturais e instituições locais.
Esta realça três aspetos dos Jogos:
A sua história ao longo dos tempos,
Os jogos olímpicos na Literatura,
A participação portuguesa nos respetivos jogos.
Visita a nossa biblioteca, aprende mais!!!
A dinastia espanhola dos Filipes governou Portugal entre 1580 e 1640, altura em que o futuro D. João IV liderou uma revolta que afastou os castelhanos do trono.
Foram 120 os conspiradores que, na manhã de 1 de Dezembro de 1640, invadiram o Paço da Ribeira, em Lisboa, para derrubar a dinastia espanhola que governava o país desde 1580. Miguel de Vasconcelos, que representava os interesses castelhanos, foi morto a tiro e atirado pela janela.
Foi do balcão do Paço que foi proclamada a coroação do Duque de Bragança, futuro D. João IV, e foi também dali que foi ordenado o cerco à guarnição militar do Castelo de S. Jorge e a apreensão dos navios espanhóis que se encontravam no porto.
Até ao final de 1640 todas as praças, castelos e vilas com alguma importância tinham declarado a sua fidelidade aos revoltosos. A restauração da independência só seria reconhecida pelos espanhóis 27 anos depois, com a assinatura do Tratado de Lisboa.
https://ensina.rtp.pt/artigo/a-restauracao-de-1640/
Um livro poderá ser o melhor presente de Natal
Aparece! escolhe um livro!Um livro é um amigo!😊😊
A feira do livro irá decorrer brevemente nas
Bibliotecas do nosso Agrupamento !!!
Ler é crescer…
Ler é aprender mais …
Ajuda a compreender melhor o mundo que te rodeia…
S. Martinho - Bispo de ToursDia 11/novembro
Num dia frio e chuvoso de inverno, Martinho seguia montado a cavalo quando encontrou um mendigo. Vendo o pedinte a tremer de frio e sem nada que lhe pudesse dar, pegou na espada e cortou o manto ao meio, cobrindo-o com uma das partes. Mais à frente, voltou a encontrar outro mendigo, com quem partilhou a outra metade da capa. Sem nada que o protegesse do frio, Martinho continuou viagem. Diz a lenda que, nesse momento, as nuvens negras desapareceram e o sol surgiu. O bom tempo prolongou-se por três dias. Na noite seguinte, Cristo apareceu a Martinho num sonho. Usando o manto do mendigo, voltou-se para a multidão de anjos que o acompanhavam e disse em voz alta: “Martinho, ainda catecúmeno [que não foi batizado], cobriu-me com esta veste”.
As tradições do dia de São Martinho
O dia de São Martinho é festejado um pouco por toda a Europa, mas as celebrações variam de país para país. Em Portugal é tradição fazer-se um grande magusto, beber-se água-pé e jeropiga e castanha assada. Esta é também uma altura em que se prova o novo vinho.
Como diz o ditado popular,
“No dia de São Martinho, vai à adega e prova o vinho”.
Na nossa escola distribuiu-se castanhas,
cantaram e dançaram com muita alegria!
Capa da primeira edição de "Os Lusíadas"
De Luís de Camões
Boas leituras!
Sabias que:
- O Instituto da Cooperação e da Língua - O Camões, é um instituto público sob tutela do Ministério dos Negócios Estrangeiros e tem como missão a promoção da língua e cultura portuguesas no mundo, abrangendo cerca de 54 países, espalhados pelos vários continentes.
- Foi criada recentemente, uma plataforma facilitadora da promoção do papel das bibliotecas, como motores do desenvolvimento cultural, contribuindo para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
- Esta nova plataforma, integra a gestão da rede de bibliotecas do Camões, permitindo o acesso ao acervo bibliográfico de documentos, digitais ou digitalizados, para leitura gratuita, sem necessidade de registo ou subscrição.
Para saberes mais, consulta no sitio:
Obra prima de Luís Vaz de Camões
Vamos chatear o Camões - com engenho e arte!
Durante a semana de 14 a 18 de outubro, vai haver atividades na Biblioteca da Escola Básica da Benedita
Está atento aos próximos capítulos !!
😉Boas leituras
Efemérides do quarto dia de outubro
Dia mundial do animalDia de S. Francisco de Assis
Dia do médico Veterinário
Início da semana mundial do Espaço
Destacando-se Francisco de Assis
O Dia de São Francisco de Assis é festejado a 4 de outubro. Francisco Bernardone, terá nascido por volta do ano 1182 na Úmbria perto de Assis, no seio de familias abastadas da época, tendo sido cavaleiro e vivido em ambientes de vida fácil. Daí ter sido prisioneiro, após a sua libertação, converteu-se, renunciando à sua herança. Mais tarde, como pedreiro e respondendo a um chamamento divino reconstruiu muitas igrejas, tornou-se santo missionário e defensor dos mais desprotegidos.
Foi fundador da Ordem dos Franciscanos, tendo colaborado também na criação da Ordem das Clarissas, considerado protetor dos animais, padroeiro da ecologia e dos médicos veterinários. Criador do primeiro presépio com pessoas e animais ao vivo, por volta do ano 1223 em Greccio. Foi pregador, conhecem-se alguns cânticos, cujo conteúdo se revelam intemporais como é o exemplo deste poema aqui citado, ou mesmo o cântico do "Irmão sol…"
Oração pela Paz
Senhor, fazei de mim um instrumento da vossa paz.
Onde há ódio, que eu leve o amor.
Onde há ofensa, que eu leve o perdão.
Onde há discórdia, que eu leve a união.
Onde há dúvida, que eu leve a fé.
Onde há erro, que eu leve a verdade.
Onde há desespero, que eu leve a esperança.
Onde há tristeza, que eu leve a alegria.
Onde há trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre,
Fazei que eu procure mais
consolar que ser consolado;
compreender que ser compreendido;
amar que ser amado.
Pois é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
é morrendo que se vive para a vida eterna.
(S. Francisco de Assis, irmão universal)
Outubro, primeiro mês da estação do Outono
O mês de outubro tem trinta e um dias e é o décimo do calendário Gregoriano, mas nem sempre foi assim.
Outubro vem do latim “Octo”, que significa oito.
O nome tem origem na posição que ocupava no antigo calendário romano.
O oitavo mês do ano. O calendário foi alterado por Numa Pompílio e mais tarde
por Júlio César.
Outubro mudou de posição mas não de nome.
Dia mundial da música - 1 de outubro
Os poemas de Luís de Camões foram e são cantados por muitos artistas ao longo dos tempos. Destacando-se entre outros, José Mário Branco, Amália Rodrigues, Katia Guerreiro, Zeca Afonso, Cristina Branco.
"Perdigão perdeu a pena"
Perdigão perdeu a pena
Não há mal que lhe não venha.
Perdigão que o pensamento
Subiu a um alto lugar,
Perde a pena do voar,
Ganha a pena do tormento.
Não tem no ar nem no vento
Asas com que se sustenha:
Não há mal que lhe não venha.
Quis voar a uma alta torre,
Mas achou-se desasado;
E, vendo-se depenado,
De puro penado morre.
Se a queixumes se socorre,
Lança no fogo mais lenha:
Não há mal que lhe não venha.
As comemorações na nossa Biblioteca da Escola Básica, no cantinho de Camões
Fica atento às novidades que irão surgir!!
Olá, bom dia! Cá estamos de novo!
Hoje vou assinalar o dia Europeu das Línguas
Porquê o dia Europeu das Línguas?
O Ano Europeu das Línguas (AEL) 2001, organizado conjuntamente pelo Conselho da Europa e pela União Europeia, envolveu com sucesso milhões de pessoas nos 45 países participantes. As atividades desenvolvidas celebraram a diversidade linguística na Europa e promoveram a aprendizagem de línguas.
Na sequência do êxito do AEL-2001, o Conselho da Europa instituiu o Dia Europeu das Línguas, a ser celebrado todos os anos no dia 26 de setembro.
Os objetivos gerais do Dia Europeu das Línguas são:
Alertar o público em geral para a importância da aprendizagem das línguas e diversificar a oferta linguística de modo a incrementar o plurilinguismo e a compreensão intercultural;
Promover a riqueza da diversidade linguística e cultural da Europa, que deve ser preservada e valorizada;
Fomentar a aprendizagem de línguas ao longo da vida, dentro e fora da Escola, seja para fins académicos ou profissionais, seja para fins de mobilidade ou por prazer e intercâmbio.
Pesquisa e aprende mais...
Bom dia a todos os visitantes deste espaço, que pretende ser cultural.
Será um espaço democrático, pois todos serão bem-vindos. Por aqui publicaremos curiosidades, comemorações de dias especiais e marcantes da nossa história.
Comemorações:
No dia 22 de setembro verificou-se o Equinócio de Outono em Portugal.
O equinócio de outono é a designação que a Astronomia atribui ao fenómeno natural que assinala o final do verão e a chegada da nova estação. É o instante preciso em que o Sol cruza o plano do equador celeste, o que decorre em setembro no hemisfério norte e em março no hemisfério sul.
Hoje dia 23 de setembro comemora-se:
- Dia da Síndrome das pernas inquietas
- Dia de Santa Tecla
- Dia internacional das Línguas Gestuais
- Dia biológico da União Europeia
Bom ano Letivo 2024/2025
29 de Janeiro
Hoje, quero informar que chegou ao fim a minha participação neste blogue da Biblioteca da nossa escola, o "Ponto de partilha ".
Após 41 anos a lecionar, 36 dos quais aqui nesta escola, EB da Benedita, chegou a altura de terminar a minha carreira. Apesar de certamente me considerar professora até ao ultimo dia da minha vida, vou deixar os meus alunos , os meus colegas e todo o pessoal que integra a comunidade escolar. Quero agradecer a todos eles pela maneira simpática e carinhosa como me receberam e sempre me trataram, e desejo-lhes as maiores Felicidades...
Espero que alguém possa dar continuidade a este " Ponto de partilha" !
Dia Escolar da Não Violência e da Paz
30 de janeiro
O Dia Escolar da Não Violência e da Paz comemora-se anualmente a 30 de janeiro.
Esta comemoração teve inicio em Espanha, no ano de 1964 e foi da autoria do poeta, pedagogo e pacifista espanhol Llorenço Vidal, tendo sido posteiormente acolhida a nível internacional. O dia 30 de janeiro foi escolhid por assinalar o falecimento do grande pacifista indiano Mahatma Gandhi.
O objetivo do Dia Escolar da Não Violência e da Paz é alertar alunos, professores, pais, políticos e governantes para a necessidade de uma educação para a paz, que promova valores como o respeito, a igualdade, a tolerância, a solidariedade, a cooperação e a não violência. Fomentar a comunicação entre todos, tentar impedir situações de bullying e incrementar a amizade são preocupações deste dia.
Em Portugal realizam-se diversas atividades nos agrupamentos escolares tendo em vista alcançar esses objetivos. Uma das ações do Ministério da Educação relacionadas com este tema foi impulsionar o plano de prevenção "Escola Sem Bullying . Escola Sem Violência".
Nos países do hemisfério sul, com calendários escolares diferentes, este dia comemora-se por volta de 30 de março.
29 de janeiro
Hoje , dia 29 de janeiro, é Dia Mundial do Puzzle.
O dia foi criado em 1995 nos Estados Unidos da América pelas empresas de jogos com o objetivo de promover este tipo de jogo no país. Entretanto, a data espalhou-se por todo o mundo.
O primeiro quebra-cabeças foi criado por volta de 1760, por um cartógrafo britânico chamado John Spilsbury, que montou um mapa em madeira e serrou à volta de cada país individual. A construção de Spilsbury começou como uma distração, mas acabou por ajudar no ensino da Geografia, incluindo o ensino do príncipe de Inglaterra.
Existem diferentes tipos de puzzles para testar a capacidade de resolução de problemas.Puzzles 2D e 3D, cubo de Rubik, puzzles de 100, 500 ou 1000 peças, palavras cruzadas, sudoku, ...
Neste dia internacional do puzzle é indispensável construir um puzzle, seja num website ou num tradicional jogo de tabuleiro.
Para aumentar a diversão pode-se estabelecer um tempo para resolver o puzzle ou competir com outras pessoas para descobrir quem é o mais rápido a concluir um puzzle. Também se pode resolver um puzzle em conjunto.
No início do século 20, as revistas e os jornais descobriram que poderiam aumentar as suas assinaturas através da publicação de quebra-cabeças, pelo que hoje em dia, é muito comum estas edições comtemplarem a publicação de puzzles. e outros jogos.
DIA MUNDIAL DA LIBERDADE
23 de janeiro
O Dia Mundial da Liberdade celebra-se anualmente a 23 de janeiro.
A liberdade é um direito que todos os seres humanos têm de realizar as suas próprias escolhas, traçarem o seu futuro e determinarem as suas opções de vida.
Embora em Portugal o Dia da Liberdade se comemore a 25 de abril, a data internacional para celebrar a liberdade é o 23 de janeiro. A data foi criada pela ONU e proclamada pela UNESCO.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos contempla a liberdade no Artigo nº1 com a seguinte afirmação : “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.”
No Artigo nº 2.º refere que: “Todos os seres humanos podem invocar os direitos e as liberdades proclamados na presente Declaração, sem distinção alguma, nomeadamente de raça, de cor, de sexo, de língua, de religião, de opinião política ou outra, de origem nacional ou social, de fortuna, de nascimento ou de qualquer outra situação.”
Tendo em conta a cada vez maior relevância da internet nas nossas vidas, a liberdade na internet vai-se tornando, ao mesmo tempo, um direito cada vez mais valioso. No entanto, a liberdade global na internet diminuiu pelo 12.º ano consecutivo, com os direitos humanos em contexto online a deteriorem-se em 28 países e com os Governos a aumentarem a repressão nos espaços virtuais, de acordo com o mais recente relatório “Liberdade na Internet” da Freedom House, que analisa a liberdade na internet em 70 países (representando 89% dos utilizadores de internet no mundo). Um grande número de Governos nacionais bloquearam sites com conteúdo político, social ou religioso não-violento, minando os direitos de liberdade de expressão e acesso à informação.
As quedas mais acentuadas da liberdade na internet foram documentadas na Rússia, Myanmar, Sudão e Líbia, mas a China continua a ser, pelo oitavo ano seguido, o país com o contexto online mais repressivo do mundo. Portugal não está incluído neste relatório.