segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

 

Dia Escolar da Não Violência e da Paz

30 de janeiro

                         


Dia Escolar da Não Violência e da Paz comemora-se anualmente a 30 de janeiro.

Esta comemoração teve inicio em Espanha, no ano de 1964 e foi da autoria do poeta, pedagogo e pacifista espanhol Llorenço Vidal, tendo sido posteiormente  acolhida a nível internacional. O dia 30 de janeiro foi escolhid por assinalar o falecimento do grande pacifista indiano Mahatma Gandhi.

O objetivo do Dia Escolar da Não Violência e da Paz é alertar alunos,  professores, pais, políticos e governantes para a necessidade de uma educação para a paz, que promova valores como o respeito, a igualdade, a tolerância, a solidariedade, a cooperação e a não violência. Fomentar a comunicação entre todos, tentar impedir situações de bullying e incrementar a amizade são preocupações deste dia. 

Em Portugal realizam-se diversas atividades nos agrupamentos escolares tendo em vista alcançar esses objetivos. Uma das ações do Ministério da Educação relacionadas com este tema foi impulsionar o plano de prevenção "Escola Sem Bullying . Escola Sem Violência".

Visando contribuir para a prevenção e o combate à violência em contexto escolar e na comunidade de crianças e jovens, a Guarda Nacional Republicana (GNR) promove um conjunto de ações de formação e de sensibilização, com o objetivo de alertar para a necessidade de prevenir comportamentos violentos. São temas relacionados com a “Violência”, “Internet Segura”, “Cidadania e Não-Discriminação” e “Direitos Humanos e das Crianças” nos quais são especificamente tratadas as diversas formas de violência.


A GNR aconselha os pais a “estarem atentos às alterações no humor dos filhos, abatimento físico e/ou psicológico, sinais de impaciência ou ansiedade, piores resultados e desinteresse na escola, queixas físicas permanentes (dor de cabeça, de estômago, perturbações no sono, nódoas negras), irritabilidade extrema, ou qualquer outra mudança de comportamento, pois estes sinais podem camuflar sinais de violência física ou psicológica”. Muitas vezes é através dos meios digitais, mais concretamente, nas redes sociais” que a violência é infligida.

Nos países do hemisfério sul, com calendários escolares diferentes, este dia comemora-se por volta de 30 de março. 

       

Sem comentários:

Enviar um comentário