segunda-feira, 17 de maio de 2021

               

    Dia 17 de maio

Hoje são várias as efemérides que podemos assinalar, por exemplo:

 

            . Dia internacional contra a homofobia

            . Dia Mundial da Internet

            . Dia Mundial da Hipertensão

                  

DIA INTERNACIONAL CONTRA A HOMOFOBIA


         O Dia Internacional Contra a Homofobia é celebrado anualmente em 17 de maio.

        Esta data visa conscientizar a população em geral sobre a luta contra a discriminação dos homossexuais, transexuais e transgéneros.

A homofobia consiste no ódio e repulsa por homossexuais, atitude que deve ser combatida para que possamos ter uma sociedade baseada na tolerância e respeito pelo outro, independente da sua orientação sexual.

Existe um grande preconceito contra os homossexuais na maioria das sociedades que, infelizmente, se reflete em atos desumanos de violência contra esses indivíduos.

Esta data é uma oportunidade para a organização de atividades que promovam e apoiem a igualdade de direitos dos homossexuais e da comunidade LGBT.


           DIA MUNDIAL da INTERNET

Também no dia 17 de maio comemora-se o DIA MUNDIAL da INTERNETE. Esta data faz uma reflexão sobre as potencialidades e desafios das novas tecnologias na vida dos cidadãos. A  data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em janeiro de 2006 e é também conhecida como Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação.

A internet teve origem no decurso da segunda guerra mundial, nos finais dos anos 60, tendo como objetivo criar um canal de comunicação específico para os serviços militares norte-americanos.

            DIA MUNDIAL  da HIPERTENSÃO

       

O Dia Mundial da Hipertensão é celebrado todos os anos a 17 de maio desde 2005. O objetivo desta data é combater o enorme flagelo da hipertensão. 

A tensão arterial elevada afeta cada vez mais a população jovem !

        Para assinalar a data são realizados rastreios gratuitos à pressão arterial por várias instituições de saúde, de forma a alertar e prevenir a população para as consequências da hipertensão no organismo, com especial destaque para o AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Cerca de 40% da população portuguesa é hipertensa. A hipertensão é uma doença crónica, que pode ser reversível, desde que se adotem hábitos de vida saudáveis. 

A hipertensão arterial aumenta o risco de ataques cardíacos, derrames cardiovasculares e insuficiência renal. Pode ainda originar cegueira, irregularidades do ritmo cardíaco e insuficiência cardíaca. O risco de desenvolver estas complicações é maior na presença de outros fatores de risco cardiovasculares, como a diabetes.

A pressão arterial elevada pode ser prevenida e tratada, cumprindo alguns hábitos saudáveis como por exemplo: 

  • Reduzir a ingestão de sal;
  • Fazer uma dieta equilibrada;
  • Evitar a ingestão de álcool e o consumo de tabaco;
  • Praticar exercício físico de forma regular.

Sem comentários:

Enviar um comentário