segunda-feira, 24 de maio de 2021

 DIA da REGIÃO AUTONOMA dos  AÇORES 

     24 de maio

Dia dos Açores, instituído pelo parlamento açoriano em 1980, é destinado a comemorar a açorianidade e a autonomia deste arquipélago. 

Esta é também  a maior celebração religiosa e cívica dos Açores.  A escolha da Assembleia recaiu sobre a segunda-feira do Espírito Santo, por tratar-se das celebrações mais populares e enraizadas no povo açoriano, vividas de forma espontânea e intensa em todas as ilhas do arquipélago. A força do culto do Espírito Santo é tão grande que deu ao catolicismo predominante nas ilhas um carácter especial, tendo sido, inclusive, uma fonte de constantes conflitos entre a ortodoxia da igreja e as Irmandades do Divino Espírito Santo. Daí ser um dos traços determinantes da cultura açoriana.

Formado por pequenas comunidades isoladas durante séculos, o povo dos Açores manteve cultos e práticas profundamente populares, totalmente enraizadas no quotidiano que, apesar da crescente globalização, ainda mantêm um profundo significado, sendo um dos traços da açorianidade. Entre essas práticas insere-se esta comemoração, cuja vitalidade se alarga naturalmente a todos os núcleos de açorianos espalhados pelo mundo, incluindo as comunidades de origem açoriana no sul do Brasil, e que se exterioriza em celebrações que são tão espontâneas e tão vividas quão intensas.




Sem comentários:

Enviar um comentário