DIA MUNDIAL do LÚPUS
10 de maio
O Lúpus é uma doença inflamatória e autoimune que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins, coração, pulmões, cérebro e outros órgãos, causando fadiga, febre e dor nas articulações. As células do sistema imunológico saem de controle e passam a atacar as estruturas saudáveis do próprio organismo da pessoa.
Os principais sintomas são manchas vermelhas na pele, artrite e feridas na boca e no nariz.
O Tratamento do lúpus é necessário porque, uma vez que a doença sai de controle, pode provocar a morte da pessoa.
A doença do lúpus não é contagiosa e por isso não pode ser transmitida de um indivíduo para outro. Ela é o resultado de uma série de processos internos no organismo de uma pessoa, que não podem ser passados para terceiros.
O lúpus é mais comum em mulheres do que homens, mas pode afetar pacientes de ambos os sexos. o mais comum é que seja diagnosticado em mulheres entre os 20 e 40 anos de idade. Existem diferentes tipos de lúpus, sendo que o lúpus sistêmico é mais frequente. O chamado lúpus discoide afeta somente a pele da pessoa, mas também precisa ser tratado e controlado porque pode acabar evoluindo para o lúpus sistêmico, que afeta todo o organismo.
Quando existe suspeita de que se pode ter lúpus é recomendado consultar um reumatologista, pois o médico precisa avaliar os sintomas referidos e fazer exames que ajudam a confirmar o diagnóstico.
Sem comentários:
Enviar um comentário