terça-feira, 25 de janeiro de 2022

 

DIA MUNDIAL da EDUCAÇÃO

24 de janeiro

        A educação é um direito humano, um bem público e uma responsabilidade pública. 

    A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o dia 24 de janeiro como o Dia Internacional da Educação, para realçar a importância da Educação para a paz e o desenvolvimento.

       Este Dia pretende ser  um veículo para destacar as transformações mais importantes que devem ser promovidas para se alcançar o direito fundamental de todos à educação e construir um futuro mais sustentável, inclusivo e pacífico.

          Sem educação de qualidade inclusiva e equitativa e oportunidades ao longo da vida para todos, os países não conseguirão alcançar a igualdade de gênero e quebrar o ciclo de pobreza que tem deixado para trás milhões de crianças, jovens e adultos.

        Atualmente, 258 milhões de crianças e jovens ainda não frequentam a escola; 617 milhões de crianças e adolescentes não sabem ler e fazer contas básicas; menos de 40% das meninas na África Subsaariana completam o ensino médio e cerca de quatro milhões de crianças e jovens refugiados estão fora da escola. O seu direito à educação está a ser  violado o que é inaceitável.


    O Secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres na celebração deste Dia a prioridade de ter o ensino como um bem público e uma prioridade política na recuperação; pandemia interrompeu aulas de 1,6 bilhão de estudantes.




                          

Sem comentários:

Enviar um comentário