terça-feira, 11 de janeiro de 2022


 RESILÊNCIA


       Resiliência é um termo originário da física que está relacionado com a propriedade que alguns corpos têm de retornar à forma original, após terem sido submetidos a uma deformação ou choque. (elasticidade).

 Mas, hoje em dia é muito frequente ouvirmos a palavra Resiliência com um sentido diferente ...

Na psicologia, Resiliência é a capacidade que as pessoas têm em lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas, (um choque, stress ou algum tipo de acontecimento traumático) sem entrar num surto psicológico, emocional ou físico, encontrando soluções estratégicas para enfrentar e superar as adversidades. 

As pessoas resilientes têm maior controlo sobre as suas vidas, e estão mais preparadas para assumir riscos e contornar obstáculosAlém disso, devido à sua visão otimista, essas pessoas têm mais facilidade em desenvolver e manter relações positivas com os outros.

A resiliência é uma característica que pode ser amplamente desenvolvida. Por isso, deixamos aqui algumas sugestões e estratégias para sermos mais resilientes:

- Ser mais Flexível

As pessoas resilientes  já esperam enfrentar desafios em diferentes situações das  suas vidas. Dessa forma, eles são mais capazes de ajustar os seus objetivos e encontrar maneiras de se adaptar.

Aprender com experiências vividas

“Quando tiver uma experiência negativa, concentre-se nas lições positivas que  pode aprender com isso”. Quando surge uma situação difícil, não se concentre em quem é o culpado. Deixe de perguntar “porquê eu?”. Assim, deixe de lado o papel de vítima. Questione-se sobre  o que você poderia fazer de diferente na próxima vez para obter um resultado melhor.

- Tenha atitude positiva

Pense sobre o que você pode fazer para melhorar sua situação e depois faça isso. “As pessoas resilientes trabalham na resolução de um problema em vez de se deixarem paralisadas pela negatividade”.

Por exemplo, se o seu chefe reduziu as suas horas no trabalho, você pode olhar para isso como uma oportunidade de explorar outras opções de trabalho. Assim, a longo prazo isso pode gerar um crescimento na sua carreira.

- Mantenha os seus relacionamentos

Mantenha os seus relacionamentos com amigos e familiares. Quando  estiver passando por um momento difícil, não se afaste das outras pessoas., aceite a ajuda daqueles que se preocupam com você..

- Liberte a tensão 

Certifique-se de ter alternativas para expressar suas emoções e aliviar a tensão  por exemplo Escreva em um diário ;  Desenhe ;  Medite ;  Dance ou cante  ;   Faça Terapia   ...

 Alguns significados de  Resiliência:

             Superação  - resistência -  força  - recuperação 




Sem comentários:

Enviar um comentário