quarta-feira, 30 de março de 2022


       Centenário do inicio da primera travessia  aerea do Atlântico Sul

30 de março de 1922



   Esta épica viagem iniciou-se em Lisboa, às 7h do dia 30 de março de 1922, empregando um hidroavião monomotor  especialmente concebido para a viagem, equipado com e batizado com o nome de Lusitânia. Sacadura Cabral exercia as funções de piloto e Gago Coutinho as de navegador. Este último havia criado, e empregaria durante a viagem, um horizonte artificial adaptado a um sextante, a fim de medir a altura dos astros, invenção que revolucionou a navegação aérea à época.

   A primeira etapa da viagem foi concluída, no mesmo dia, em Las Palmas, nas Ilhas Canárias. 

    Após várias paragens e mudanças de aparelho, para concluir esta travessia, foi enviado um terceiro aparelho, batizado de Santa Cruz . Foi a bordo desse hidroavião que os dois aviadores chegaram, a 17 de junho de 1922, ao seu destino, Rio de Janeiro, no Brasil.

      Embora a viagem tenha consumido setenta e nove dias, o tempo de voo foi de apenas sessenta e duas horas e vinte e seis minutos, tendo percorrido um total de 8 383 Km. 

      Foram recebidos entre celebrações e festividades da população local, em reconhecimento do importante feito alcançado. Aclamados entusiasticamente como heróis em todas as cidades brasileiras onde amerisaram, os aeronautas haviam concluído com êxito não apenas a primeira travessia do Atlântico Sul, mas pela primeira vez na História da Aviação, tinha-se viajado sobre o Oceano Atlântico apenas com o auxílio da navegação astronômica a partir do aeroplano. 




Sem comentários:

Enviar um comentário