segunda-feira, 7 de março de 2022

 DIA INTERNACIONAL DA MULHER

8 de março


       O Dia Internacional da Mulher é comemorado anualmente no dia  8 de março. Esta data recorda as conquistas das mulheres que, ao longo da história, lutaram pelos seus direitos e contra o preconceito.É um dia em que todos devemos refletir acerca do progresso a nível de direitos humanos, e honrar a coragem e determinação das mulheres que ajudaram e continuam a ajudar a redefinir a história, local e globalmente. 

   Este dia começou por estar ligado aos movimentos trabalhistas da Europa e da América do Norte. O primeiro Dia Internacional da Mulher foi celebrado nos Estados Unidos, a 28 de fevereiro de 1909, em honra da greve dos trabalhadores têxteis nova-iorquinos, em 1908. Posteriormente, o movimento das mulheres rapidamente assumiu uma postura global, sendo atualmente celebrado em quase todo o mundo.   Em 1910, a criação de um dias das mulheres foi proposta por Clara Zetkin, uma feminista alemã, durante a II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas.

 No entanto há quem defenda que esta data não está associada a um acontecimento especifico. Defendem que esta data nasceu de um conjunto de movimentos no final do século 19 e começo do século 20 contra as péssimas condições de trabalho às quais as trabalhadoras eram submetidas. “As mulheres tinham que trabalhar 16 horas por dia durante seis dias na semana. Elas eram vigiadas para ir ao WC e até fora do trabalho. Sofriam um conjunto de abusos e assédio sexual”, ... (Isabelle Anchieta, pofessora da universsidade de São Paulo).

   Em 1975, as Nações Unidas promoveram o Ano Internacional da Mulher e em 1977 proclamaram o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher.

    Hoje em dia muita gente questiona se ainda faz sentido a existência deste dia. Mas sim, enquanto as mulheres forem discriminadas no acesso ao emprego, estereotipadas dentro das suas próprias casas e famílias, relegadas para segundo plano perante uma oportunidade de ascensão profissional ou ganharem menos do que os homens, desempenhando funções iguais, assinalar o Dia Internacional da Mulher continua a fazer todo o sentido.




Sem comentários:

Enviar um comentário