quarta-feira, 2 de março de 2022

 ORIGEM do CARNAVAL

1 de março


    A palavra Carnaval é originária do latim, carnis levale, cujo significado é “retirar a carne”. Esse sentido está relacionado ao jejum que deveria ser realizado durante a Quaresma. 

   Desde a antiguidade, no Norte de Portugal, os povos celtas marcavam o fim do inverno com festas de fertilidade. Com o passar dos séculos, as tradições pagãs dos romanos em Portugal, de folia, festa  e dançar, tornaram-se tão populares que era impossível lutar contra elas.

  Começou-se por festejar o Entrudo, do latim introitus, “entrada”, no reinado de D. Afonso III, ainda no século XIII. No século XVI afirmou-se o termo Carnaval, evocando as festas romanas, recuperadas pelo Cristianismo. Começavam no dia de Reis e terminavam na quarta-feira de cinzas, véspera da Quaresma.

    Quando o Papa reconheceu o carnaval e a Igreja Católica adotou o Carnaval no calendário cristão, no século XV, os festejos  tornaram-se cada vez mais comuns na Europa. O Carnaval passou a ser oficialmente a época de comer carne e extravasar antes do jejum da Quaresma, até a Páscoa. Com a bênção da Igreja, a partir do século XVIII e XIX, as classes mais altas em Portugal também começaram  a fazer os seus bailes privados. A seguir, os portugueses montaram os seus primeiros desfiles de Carnaval nas ruas, com direito a carro alegórico e tudo! Desfiles pelas ruas, gente fantasiada e muita música são comuns também em algumas cidades portuguesas.

   Portugal tem fortes tradições de carnaval. Muita gente reconhece o Carnaval como a festa brasileira, mas segundo registros foi Portugal que levou o Carnaval para o Brasil.De norte a sul, no continente e nas ilhas, Portugal fazem-se muitas festas e costumes nesta época do ano. 

                  


Sem comentários:

Enviar um comentário