segunda-feira, 21 de março de 2022

  • DIA MUNDIAL da ÁRVORE e da FLORESTA
21 de março


       O Dia Mundial  da Árvore e da Floresta celebra-se anualmente a 21 de março.

      A comemorão do Dia Mundial da Árvore ou da Floresta teve o seu inicio  a 10 de abril de 1872, no estado norte-americano do Nebraska (EUA). O seu mentor foi o jornalista e político Julius Sterling Morton, que incentivou a plantação ordenada de árvores no estado de Nebraska.

       Em Portugal, a 1.ª Festa da Árvore comemorou-se a 9 de março de 1913 e o 1.º Dia Mundial da Floresta a 21 de março de 1972.Nesta data, em vários locais do mundo decorrem ações de arborização e reflorestação, 

     O objetivo da comemoração deste Dia é sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, quer  da qualidade de vida dos cidadãos.

      Estima-se que 1000 árvores adultas absorvem cerca de 6000 kg de dióxido de carbono. Cerca 30% da superfície terrestre está coberta por florestas, onde se realiza a fotossíntese - produção de oxigénio, indespenssável à vida - a partir de dióxido de carbono e da luz solar. As florestas, em conjunto com as algas marinhas são apelidadas dos "pulmões do mundo", não apenas pela sua função de manutenção e renovação dos ecossistemas, mas também pela sua importância em áreas estratégicas como a economia e a produção de bens e alimentos.

Frases muito pronunciadas neste dia:

  • Proteger a árvore é proteger a vida.
  • Plante uma árvore, semeie a vida no planeta.
  • Quanto mais árvores, mais qualidade do ar teremos.
  • Sem árvores não vivemos.


Sem comentários:

Enviar um comentário