segunda-feira, 28 de março de 2022

 

DIA NACIONAL DOS CENTROS HISTÓRICOS

28 de março


    No dia 28 de março, data do nascimentio de Alexandre Herculano, comemora-se anualmente o Dia Nacional dos Centros Históricos. Nascido na cidade de Lisboa, em 28 de Março de 1810, Alexandre Herculano,  historiador e político jamais deixou de levantar a voz em prol do nosso legado histórico-cultural.

    Este dia  foi oficialmente  criado em 28 de março de 1993, e foi rapidamente adoptado  pela maioria das autarquias portuguesas detentoras de centros históricos.

     É usual, em vários centros históricos de cidades Portuguesas, organizarem-se atividades para comemorar o Dia Nacional dos Centros Históricos. Neste dia os monumentos e outros espaços dos centros históricos estão abertos ao publico e podem ser visitados gratuítamente. Realizam-se exposições, torneios, provas de orientação, concertos, leituras encenadas, animações de rua, etc., tudo com o objetivo de dinamizar os centros históricos e chamar a atenção para a preservação e valorização destes patrimónios. É uma maneira das pessoas poderem tomar conhecimento do passado histórico de muitas localidades.

   O Dia Nacional dos Centros Históricos tornou-se como que  o 10 de Junho  do Património em Portugal. Com efeito, sem prejuízo das iniciativas promovidas em cada município, é, anualmente, designada uma autarquia para centralizar, em termos oficiais, as comemorações de tal acontecimento.

Pode visitar um centro histórico diferente por ano ou tentar visitar mais do que um centro histórico neste dia.




Sem comentários:

Enviar um comentário