quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

 


DIA DO AUSTRONAUTA

Dia 9 de janeiro


No dia 9 de janeiro  comemora-se anualmente o Dia do Austronauta.

Em  1961, o astronauta russo Yuri Gagarin proclamou a famosa frase “a Terra é azul”. Após este acontecimento o ser humano deu um importante passo na história da astronomia e exploração do espaço.

No dia  20 de julho de 1969 o primeiro ser humano pisou a Lua e este acontecimento pode ser visto na Terra em direto, o mundo parou em frente da televisão... Mais de 600 milhões de pessoas assistiram ao "pequeno passo para o Homem, um salto gigante para a Humanidade".

Os astronautas ficaram durante duas horas e meia caminhando na Lua, recolhendo pedras e amostras do solo lunar, tirando fotos e fazendo algumas experiências. De regresso à Terra, foram recebidos como verdadeiros heróis.

Desde essa data, as viagens espaciais proporcionaram importantes marcos na história da humanidade, os quais foram protagonizados pelos astronautas, também chamados de cosmonautas. 

Existem no entanto algumas teorias que contestam o facto, aparentemente provado, de que em 1969 os homens estiveram na Lua. Diversas controvérsias a respeito da primeira viagem à Lua surgiram desde o início, e foram elaboradas teorias dizendo que a mesma teria sido uma farsa dos americanos, a chamada “farsa do século”.

Estas teorias no entanto parecem não ter qualquer fundamento...


Sem comentários:

Enviar um comentário