quinta-feira, 4 de janeiro de 2024


DIA MUNDIAL DO BRAILLE

4 de janeiro

Hoje, dia 4 de janeiro celebra-se o Dia Mundial do Braille.

Esta data foi escolhida pela Organização das Nações Unidas, em 2018, para homenagear o aniversário do francês Louis Braille, que foi o criador do sistema de escrita e leitura tátil chamado Braille.

Com esta celebração pretende-se aumentar a consciência de todos nós sobre o meio de comunicação para promover os direitos humanos das pessoas com deficiência visual.

Esta técnica permite que pessoas com deficiências visuais consigam praticar a leitura   e estejam mais inclusas na sociedade.

O Braille é um sistema de códigos, composto por 64 sinais, resultantes de 6 pontos. Estes são gravados em relevo no papel e quando combinados formam números, letras e outros símbolos importantes para a comunicação.

Livros e jornais impressos são recursos que usam este  tipo de representação tátil de símbolos alfabéticos e numéricos. Seis pontos compõem cada letra e número deste método de leitura que se estende a símbolos musicais, matemáticos e científicos.

Segundo a Organização Mundial de saúde (OMS),  existem no mundo cerca de 36 milhões de cegos e 216 milhões de pessoas com deficiência visual moderada ou grave. Ou seja, o Braile é muito importante para a sociedade, por isso, devemos lutar para que ele seja cada dia mais incluído na comunidade.

                         


Sem comentários:

Enviar um comentário