segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

 

DIA INTERNACIONAL

 da 

COMIDA PICANTE

16 de janeiro



No dia 16 de janeiro comemora-se o Dia internacional da Comida Picante.

O mote deste Dia Internacional da Comida Picante é proporcionar surpresas ao paladar. Aproveite este dia para  confecionar pratos mais temperados com malaguetas, chili, pimenta e outros ingredientes picantes para dar um sabor extra à comida e descobrir novas combinações deliciosas.

Embora a ideia de que a comida demasiado temperada possa habitualmente ser associada a comida pouco saudável, à comida picante são apontados alguns benefícios, desde o consumo de energia do corpo, e consequente emagrecimento, ao fortalecimento cardiovascular. Estas são duas razões para dar uma hipótese à comida picante, nem que seja só neste dia.

 Segundo alguns estudos realizados sobre este tema , concluiu-se que os consumidores de este tipo de comida poderão ter menos risco de vida. A “capsaicina", um composto activo presente nas malagueta, é também usada para tratar artrites,  funciona como analgésico e até usado no tratamento do cancro.Para alem de ter também efeitos anti-microbiano, anti-oxidante e  anti-inflamatório.

Contudo, foi feito um alerta por parte dos investigadores, para a necessidade de moderar este consumo e manter uma dieta variada e equilibrada.

Outros benficios associados à comida picante são ainda:

A comida picante estimular o metabolismo, aumentando assim o calor corporal e acelerando a velocidade com a qual o organismo queima calorias.

Melhora a aparência da nossa pele. A pimenta é o ingrediente perfeito para limpar poros, mordendo apenas um pedaço, o organismo começa imediatamente a suar.

-  Melhoria significativa da congestão nasal.

Neste dia, pode convidar  amigos e  familiares para provar os seus pratos, ou pode almoçar ou jantar fora e experimentar diferentes cozinhas, como a mexicana, a crioula, a indiana e a tailandesa, que são conhecidas pela mistura de ingredientes.Tenha, porém, o cuidado de ter bebidas especialmente àgua à mão em boa quantidade para "acalmar o fogo"



Sem comentários:

Enviar um comentário