quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

 

DIA MUNDIAL da RELIGIÃO

21 de janeiro


O Dia Mundial da Religião celebra-se anualmente a 21 de janeiro.

Esta data foi criada para lembrar aos povos do mundo que a religião deve unir e não separar os homens.  Mas o que é a religião?

 A religião é uma manifestação tipicamente humana, não está presente nos outros seres vivos, mas somente no Homem. Trata-se de uma manifestação que encontramos na humanidade de todos os tempos e de todos os lugares. Proveniente do latim, a expressão Religião significa a restauração da relação entre o homem e o universo sagrado.

Todas as culturas são profundamente marcadas pela religião, e as melhores produções artísticas e literárias não só das civilizações antigas, mas também das modernas, inspiram-se em motivos religiosos.

A religião é culto prestado a uma divindade, manifestando-se como uma crença pessoal, pautada pela fé. 

Como existe uma variedade considerável de religiões, o Dia Mundial da Religião surgiu em 1949 com o intuito de promover a união das religiões existentes no mundo, tentando levar ainda mais fé e esperança aos povos tão diferentes entre si mas na verdade tão semelhantes no sentimento religioso.

Neste Dia Mundial da Religião os líderes religiosos apelam ao diálogo inter-religioso, e por todo o mundo se incentiva ao respeito pela religião alheia e ao objetivo final da paz entre os povos.

As maiores Religiões  do mundo são:

     Cristianismo -  2.1 biliões
     Islamismo -  1.5 biliões
     Secular/Agnósticos/Ateus - 1.1 billiões
     Hinduísmo -  900 milhões
     Religião tradicional chinesa -  394 milhões
     Budismo - 376 milhões
     Indígena - 300 milhões

As religiões em Portugal com mais seguidores são a Católica, a Evangélica e a Testemunhas de Jeová. Segundo o Censos de 2011 as crenças dos portugueses dividiam-se em:

     Católicos - 79,5%
     Sem religião - 14,2%
     Protestantes/Evangélicos -  2,8%
     Outros cristãos -  1,6%
     Testemunhas de Jeová -  1,5%
     Religiões não cristãs - 0,8%





Sem comentários:

Enviar um comentário